terça-feira, 14 de agosto de 2012

Novo Remédio Cura Vício da Cocaína em Ratos


Viciar um rato em cocaína é fácil, reverter o vício do animal é muito mais difícil. Mas a descoberta de um novo tratamento pode estar mudando essa realidade. Num novo estudo realizado pelo Instituto Scripps e publicado no periódico Science Translational Medicine  é apresentado os resultados de testes que conseguem conter o vício em ratos utilizando uma combinação de dois medicamentos já conhecidos para tratar a dependência de outras drogas.

De acordo com os pesquisadores autores do estudo, os testes realizados utilizaram uma combinação de buprenorfina e naltrexona. E, ao contrário do quejá havia sido tentado em outras pesquisas, desta vez o objetivo não era fazer com que fosse provocada a rejeição ou um mal-estar no viciado. 

Agora o efeito esperado era bem mais direto: conseguir controlar o comportamento compulsivo associado a droga. As duas substâncias utilizadas para controlar o vício dacocaína são velhas conhecidas:  A buprenorfina é considerada uma espécie de substituta da heroína, e a naltrexona já vem sendo utilizada para combater o vício do álcool e do cigarro.
A dependência da cocaína, assim como do haxixe, são duas das mais difíceis de serem revertidas e para as quais não há até então no mercado tratamento eficiente.

Esses dois novos medicamentos atuam estimulando o principal ponto responsável pelo vício: o circuito de recompensa do cérebro. Essa idéia leva em conta o  principal processo responsável pelo início do vício: o ciclo inconsciente de quanto mais prazer, maior a ansiedade em repetir o estímulo provocado pelas drogas. O cérebro pede mais e quando o estímulo não é obtido ele envia sinais de perigo.

Os próximos passos da pesquisa são a repetição de ensaios utilizando ratos. A esperança é de que daqui algum tempo essas pesquisas se estendam aos humanos embora no momento essa hipótese ainda seja remota. 

Mas é um grande alento saber dos avanços nesta área de crescente preocupação atualmente.Sobretudo com o crescente número de viciados em crack, um derivado da cocaína e que tem efeitos ainda mais devastadores na saúde dos viciados.
 A expectativa fica ainda mais promissora se considerarmos que se esses medicamentos estão se mostrando eficientes em conter a compulsão do vício em ratos, que são impulsionados apenas por seus instintos, presume-se que uma pessoa que queira conscientemente largar as drogas consiga êxito em bem menos tempo.
(Imagem: http://sxc.hu)

Via:

Novas Pirâmides Encontradas no Egito Através do Google Earth


Uma equipe de cientistas americanos descobriram dois locais nas margens do Nilo, onde possivelmente haviam duas pirâmides, uma das quais, com 189 metros de largura,  o que corresponderia ao tripo do tamanho da Grande Pirâmide de Gizé. A  segunda,  embora menor,  chegaria a 76 metros de altura. A descoberta, publicada no periódico Archeology News foi resultado de 10 anos de estudos sobre a área utilizando o Google Earth. A principal pesquisadora responsável,  Angela Micol,  declarou que as duas descobertas ocorreram ao longo da bacia do Nilo, separadas for 140 km.

(Imagem: Angela Micol - Google Earth)

A primeira descoberta foi encontrada na região do Alto Egito,  à cerca de 12 km da cidade de Abu Sidhum.  Neste local a arqueóloga identificou um túmulo que parecia ter "o topo muito plano  e simetricamente triangular”  embora estivesse bastante erodido pelo tempo."

Quanto ao segundo local, situado a 144 quilômetros ao norte, Nicol achou uma figura de quatro lados, mas "quando vista de cima parece com uma pirâmide", afirmou.

Para a especialista, "as imagens recolhidas através do Google Earth falam por si", porque a cor dos montes "é escura e semelhante" a composição material das paredes dos edifícios, que são feitas de adobe e de pedra. "na sua opinião, "é óbvio que ambos os sites poderiam ter acomodado pirâmides algum dia." "Nós vamos ter que verificar pesquisa", esclareceu ele.

Os pesquisadores  afirmam que esta descoberta reveste-se de bastante importância  uma vez que quase todas as pirâmides conhecidas até então foram construídas em torno do Cairo, enquanto que estes dois novos locais são mais ao sul.

Esta não é a primeira vez que uma descoberta é realizada através do Google Earth. Em 2011, a egiptóloga Sarah Parcak identificou 17 novas pirâmides desconhecidas até então.

Via: EL PAIS

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com