Guitarras feitas com impressoras 3D
O nome do artista é Olaf Diegel. Ele constrói instrumentos musicais com impressoras 3D já fazem alguns anos e seu mais recente projeto é a impressão de um saxofone.
A infinidade de objetos que já são produzidos no mundo todo utilizando impressoras 3D remete a ideia de que essa tecnologia realmente chegou para revolucionar a produção industrial. Já são produtos que vão desde armas até produtos utilizados na medicina como próteses ou que utilizem biotecnologia para produção inclusive de tecidos humanos. A medida que a qualidade aumenta e o custo vai ficando cada vez menor, podemos avaliar o grande futuro que terá pela frente as chamadas impressões 3D.
No que se refere à música, a impressão 3D parece trazer grandes oportunidades e Olaf Diegel está alinhado com isso. Nos últimos anos ele tem se dedicado a desenvolver instrumentos musicais impressos em impressoras 3D, divulgando seu trabalho por todo o mundo.
Ele já possui um catálogo de guitarras que impressionam em design e qualidade. Ele explica que em seu projeto recente, um grande saxofone impresso em 3D, o que ele busca não é a substituição dos instrumentos tradicionais, mas evidenciar o quão longe podemos ir na confecção de manufaturados utilizando impressão 3D.
No caso do saxofone impresso em 3D, levou algum tempo para ser produzido devido a complexidade e o número de teclas e peças envolvidas no projeto. O resultado final é um instrumento de baixo investimento que pode ser utilizado para estudo musical por exemplo.
Vale a pena visitar o site de Olaf para conferir seu trabalho em impressão 3D.