quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como baixar as taxas de colesterol e triglicerídeos


Você pode reduzir o colesterol seguindo alguns passos básicos que irão não só alterar as taxas de colesterol no seu sangue, mas também melhorar a sua saúde hoje e no futuro. Muitas vezes usamos um medicamento prescrito pelo médico na esperança que ele vai curar magicamente tudo o que nos aflige. É claro que a medicação para baixar o colesterol realmente funciona,  a questão é quais os efeitos colaterais que elas provocarão se forem tomadas por um longo período de tempo.

Ainda mais perigoso do que os efeitos colaterais dos medicamentos é não ter controle sobre nossas taxa de colesterol e triglicerídios no sangue. Ao longo do tempo, níveis elevados de colesterol podem levar a vários problemas do coração e artérias, entre eles a arteriosclerose (endurecimento das artérias), derrame e infarto.

Abaixo estão listadas algumas dicas de como você pode começar a reduzir o seu colesterol e triglicerídeos, mas lembre-se, consultar seu médico antes de qualquer coisa é a primeira coisa a fazer para melhorar sua saúde:

Coma direito. Pode soar simples, mas dieta tem um impacto tão significativo em reduzir o colesterol que deveria ser o primeiro fator a considerar para determinar se seu colesterol elevado é hereditário ou uma questão de escolhas alimentares. Uma dieta de baixa gordura e baixo colesterol é o primeiro passo para reduzir o colesterol.

Exercícios. Melhorar a saúde cardiovascular é fundamental para reverter os efeitos do colesterol alto. Exercícios regulares moderados, como caminhar 1 hora por dia por exemplo irá fortalecer o coração e todo o sistema circulatório. Além disso, exercícios físicos são ideais para aumentar os níveis do chamado colesterol bom (HDL) que tem a função de recolher o colesterol ruim (LDL) das artérias e levá-lo ao fígado para ser processado. Novamente, verifique com seu médico se você pode iniciar uma rotina de exercícios diários.

Parar de fumar também é essencial. Se você fuma, a acumulação das placas nas artérias é acelerada. Quando essas placas bloqueiam o fluxo de sangue para o coração, o músculo tem de trabalhar mais para obter oxigênio. Isso pode levar a um ataque cardíaco ou a médio prazo a hipertrofia cardíaca. Se as artérias ficarem completamente bloqueadas a pessoa poderá ter um acidente vascular cerebral ou infarto.

Relaxar também é muito importante. O estresse crônico tão comum na rotina desgastante de trabalho de nossos dias pode afetar os níveis de colesterol. Se você está constantemente estressado, procure maneiras de aliviar o stress. Descubra coisas que gosta de fazer e dedique um pouco mais de tempo à sua diversão e ao seu prazer.

Converse com seu médico. Ele certamente irá ajudá-lo a formar um plano de dieta e exercícios físico que é adequado para a sua saúde, ou ainda lhe indicar uma nutricionista que lhe auxilie nesta tarefa. Se for o caso ele vai prescrever medicamentos, mas a orientação de como proceder para baixar as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue lhe será fundamental.

Não pare de tomar medicamentos prescritos por seu médico sem consultá-lo. A redução ou eliminação de medicamentos nesse processo deverá ser orientada por ele.

Referência: artigo de Frank Mangano em http://www.60daystolowercholesterol.com/

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares