sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Triglicerídios Alto - O Que devo comer Agora?


Já vinha me conscientizando há algum tempo da necessidadde de redução de peso. Dieta e exercícios, a velha dupla sempre funciona nesses casos.
É difícil achar tempo prá exercícios e ainda mais difícel privar-se de comer. Mas agora não tem jeito mesmo. Cheguei a interromper este post para dar uma caminhada de uma hora.
Acontece que estou fazendo um check Up de saúde devido principalmente a umas palpitações que andei tendo nas últimas semanas.
Peguei o resultado do exame de sangue hoje e foi decepcionante.: Triglicerídios 607. Segundo os parâmetros mostrados na folha do laudo acima de 499 é considerado 'muito alto'.
Junta minha obesidade com o stress e é isso que dá. Agora vou encarar uma dieta com mais rigor e também 'mexer o esqueleto'. Uma caminhada de uma hora diária deve ajudar bastante. Mas não me iludo: Vou levar os exames pro médico e é bem provável que ele recomende alguma medicação para baixar logo esse triglicérides.

Enquanto isso prometo manerar no churrasco, pizzas, massas e a cervejinha no final de semana.
Numa pesquisa rápida pela internet encontrei esse alimentos bons e ruins para o controle dos triglicerídios:
Alimentos proibidos:

- Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas

- Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas

- Rocas, tortas, balas, biscoitos, chocolates

- Massas como: lasanha, caneloni, ravioli

- Pizzas

- Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia)

- Refrigerantes

- Bebidas alcoólicas


Alimentos a evitar:

- Bolachas de água e sal, de água e torradas

- Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde

- Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem


Alimentos permitidos:

- Leite desnatado, café, chá, suco de frutas

- Queijos

- Carnes magras

- Óleo vegetal em pouca quantidade

- Frutas

- Verduras e legumes

Recomendações:

- Utilizar adoçante no lugar do açúcar

- Praticar exercícios físicos regularmente

- Reduzir as gorduras saturadas e o colesterol da dieta

- Reduzir consideravelmente a ingestão de álcool, pois mesmo pequenas doses podem levar a grandes alterações nos níveis de triglicerídeos no sangue.

- Substituir gorduras saturadas e carboidratos por gorduras mono e polinsaturadas, como óleo de canola, oliva ou margarina.

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