Depressao Pos-Parto nos Homens
Um novo estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana (Journal of the American Medical Association) finalmente demonstra que os homens também podem sofrer de depressão pós-parto, um problema que até então era atribuído apenas a mulheres logo após darem a luz.
No estudo, pesquisadores da Eastern Virginia Medical School de Norfolk, analisaram dados de outros estudos envolvendo 28,004 homens. Em geral, apenas cerca de 4.8 % de homens foram diagnosticados com depressão. Mas quando eram considerados homens cujas mulheres tiveram filhos nascidos recentemente, a média de depressão subia para 10.4%. O estudo mostrou também que 3 meses após o nascimento dos bebês a taxa de depressão entre os novos papais subiu para 25%. Outro dado importante levantado pelos pesquisadores foi que a depressão pós-parto masculina ocorria com o dobro de freqüência quando a esposa estava também sofrendo de depressão pós-parto. Em geral as mulheres tem esse tipo de depressão na taxa de 10 a 30%.
Normalmente os pesquisadores tem associado a depressão pós-parto a mudança hormonal que a mulher sofre por ocasião do parto. O principal motivo para isso é que a taxa de estrogênio cai consideravelmente em todas as mulheres após o nascimento de seus bebês. Se por um lado a relação dessa mudança biológica e a depressão pós-parto ainda não tenha sido definitivamente comprovada, por outro, cresce entre os pesquisadores a idéia de que a falta de sono, o aumento do stress em função de questões financeiras e conjugais são fatores que podem disparar a depressão.
Estudos em animais tem mostrado que machos podem também sofrer mudanças hormonais durante a gravidez de suas parceiras e depois do parto ( a taxa de testosterona cai e outros hormônios relacionados ao stress aumentam) embora também não haja nenhuma pesquisa que demonstre claramente a causa disso.
Muitos pesquisadores apontam causas psicológicas para a depressão pós-parto como a própria falta de sono por exemplo.
"Provavelmente um dos maiores fatores de risco para a depressão pós-parto tanto em mulheres quanto em homens seja a privação do sono" afirma William Courtenay, pesquisador e psicoterapeuta americano fundador do site saddaddy.com.
"Já é sabido que adultos saudáveis que não tenham tido boas noites de sono por mais de um mês tendem a mostrar sinais de depressão. Ao contrário das mulheres, os homens tendem a se mostrar mais irritados e raivosos.” complementa Courtenay.
Outro pesquisador Yet Paulson concorda com Courtenay que esse estudo pode direcionar para novas pesquisas que evidenciam o risco de que a depressão pós-parto dos pais pode representar para as crianças.
Via: AbcNews