Novas Pirâmides Encontradas no Egito Através do Google Earth
Uma equipe de cientistas americanos descobriram dois locais nas margens do Nilo, onde possivelmente haviam duas pirâmides, uma das quais, com 189 metros de largura, o que corresponderia ao tripo do tamanho da Grande Pirâmide de Gizé. A segunda, embora menor, chegaria a 76 metros de altura. A descoberta, publicada no periódico Archeology News foi resultado de 10 anos de estudos sobre a área utilizando o Google Earth. A principal pesquisadora responsável, Angela Micol, declarou que as duas descobertas ocorreram ao longo da bacia do Nilo, separadas for 140 km.
(Imagem: Angela Micol - Google Earth)
A primeira descoberta foi encontrada na região do Alto Egito, à cerca de 12 km da cidade de Abu Sidhum. Neste local a arqueóloga identificou um túmulo que parecia ter "o topo muito plano e simetricamente triangular” embora estivesse bastante erodido pelo tempo."
Quanto ao segundo local, situado a 144 quilômetros ao norte, Nicol achou uma figura de quatro lados, mas "quando vista de cima parece com uma pirâmide", afirmou.
Para a especialista, "as imagens recolhidas através do Google Earth falam por si", porque a cor dos montes "é escura e semelhante" a composição material das paredes dos edifícios, que são feitas de adobe e de pedra. "na sua opinião, "é óbvio que ambos os sites poderiam ter acomodado pirâmides algum dia." "Nós vamos ter que verificar pesquisa", esclareceu ele.
Os pesquisadores afirmam que esta descoberta reveste-se de bastante importância uma vez que quase todas as pirâmides conhecidas até então foram construídas em torno do Cairo, enquanto que estes dois novos locais são mais ao sul.
Esta não é a primeira vez que uma descoberta é realizada através do Google Earth. Em 2011, a egiptóloga Sarah Parcak identificou 17 novas pirâmides desconhecidas até então.