terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Telas dos Smartphones Podem Detectar Doenças


Pesquisadores já falam num futuro em que as telas touchscreen, como as dos smartphones, poderiam detectar biomoléculas na pele e assim fornecer dados que hoje estão disponíveis apenas em exames laboratoriais de urina ou sangue por exemplo. 

Esta funcionalidade se fosse incluída nos dispositivos móveis teria um impacto importante no tratamento precoce de várias doenças,  servindo inclusive como uma espécie de alarme individual que indicasse o surgimento de alguns tipos de câncer, por exemplo.

Esta possibilidade foi confirmado por um grupo de pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia (KAIST). Hyung-gyu Park,  chefe da equipe de pesquisa, disse que tudo começou a partir da idéia de que telas sensíveis ao toque funcionam através do reconhecimento de sinais eletrônicos detectados no toque dos dedos, reconhecendo cargas elétricas do corpo do usuário.

De forma semelhante, as telas sensíveis ao toque (touchscreen) que hoje equipam os smartphones, PDA's e tablets poderiam detectar a bioquímica presentes nas proteínas e nas moléculas de DNA de nosso organismo que também emitem tais ondas elétricas.
No experimentos já realizados por essa equipe de pesquisadores ficou evidenciado que essas telas touch-screen poderiam reconhecer a concentração de moléculas de DNA. As telas sensíveis poderiam reconhecer moléculas de DNA com praticamente 100% de precisão,  da mesma forma que os aparelhos e dispositivos médicos convencionais.

O mesmo poderia ocorrer em relação a presença de certas proteínas. Existem proteínas já conhecidas na medicina como as que servem de referência para detectar o câncer de fígado por exemplo que poderiam ser detectadas nesse tipo de dispositivo.

Os cientistas trabalham agora no sentido de desenvolverem  uma película que possa reagir e identificar substâncias bioquímicas específicas. Dessa forma as telas sensíveis ao toque poderiam distinguir materiais biomoleculares de composições diferentes.
Mas o primeiro importante passo já foi dado e o desenvolvimento dessa tecnologia parece ser apenas uma questão de tempo.


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com