IBM Cria o Menor Mapa do Mundo -Guiness Book
A IBM entra para o livro Guiness de Recordes por ter feito o menor mapa da Terra, medindo apenas 22 X 11 mícrons
Realmente a gigante da tecnologia IBM não para de surpreender com suas avançadas pesquisas. Depois de ter anunciado recentemente ter desenvolvido o menor disco rígido do mundo, eles agora acabam de usando nanotecnologia desenvolver um mapa 3D de nosso planeta que é cerca de mil vezes menor que um grão de açúcar.
O objetivo de terem criado esse mapa 3D da Terra não é a utilização dele em alguma aplicação prática, mas sim demonstrar a capcidade de miniaturizar estruturas complexas evidenciando assim as melhorias alcançadas nos processos de manufatura da IBM nos últimos anos.
A busca pelo desenvolvimento de minúsculos circuitos eletrônicos teve início com o surgimento do primeiro circuito integrado 1959. A partir de então, a indústria de semicondutores eletrônicos tem buscado se superar produzindo transistores e dispositivos cada vez menores.
As pesquisas nessa área terminaram por promover o surgimento de outros dispositivos, como MEMS e NEMS, que embora não sejam considerados circuitos integrados são fabricados com a mesma tecnologia.
Na confecção deste mapa, os pesquisadores utilizaram um processo que poderia ser comparado ao que foi usado pelos antigos egípcios que gravaram inscrições (hieróglifos) nas paredes das pirâmides utilizando um cinzel metálico.
Já os cientistas usaram uma ponta de silício de tamanho menor que 100 mil vezes a ponta de um lápis para desenhar sobre um substrato de polímero.
Foi esse o mesmo método que a equipe de cientistas da IBM utilizou para criar também uma réplica microscópica do monte Matterhorn, localizado nos Alpes na fronteira com a Suíça e a Itália.
Os especialistas em nanotecnologia da IBM, na sede de Zurique (Suíça) e em Almaden (Califórnia) que trabalharam nesse projeto acreditam que essa técnica de fabricação que eles desenvolveram abrer um novo caminho na industrialização de objetos em nanoescala. E isso pode ocorrer não só na área da eletrônica propriamente dita, mas também em outras áreas como a saúde ou a opto-eletrônica.
Imagens crédito: IBM
Fonte: [Alt1040]