Cientistas Constroem Menor Disco Rígido do Mundo
A IBM e o Centro de Pesquisas Científicas Alemão German Center for Free-Electron Laser construíram uma microscópica unidade de armazenamento composta de apenas 96 átomos.
Apesar da pouca capacidade, esse 'Hard-Drive' microscópico servirá de referência para a pesquisa na área de armazenagem de dados, tendo em vista que os drives de armazenamento convencionais que temos hoje em dia precisam de cerca de meio bilhão de átomos para armazenar um único byte de dados.
A construção desta unidade em nível atômico faz parte das pesquisas que estes cientistas vem desenvolvendo no sentido de construir unidades de armazenagem de dados cada vez menores e com maior capacidade. A expectativa é que um dia essas unidades poderão armazenar milhares ou milhões de vezes mais informação.
A equipe de cientistas construiu esse minúsculo HD de átomos usando uma ferramenta especial conhecida por microscópio de tunelamento de varredura, ou STM (scanning tunneling microscope). Os átomos foram colocados em fileiras de 6 em 6, de forma que duas linhas foram o suficiente para armazenar um bit de informação. Os oito pares de linhas totalizaram um byte de dados.
A imagem apresentada no início deste post (crédito Sebastian Loth/CEL) mostra como a ponta do microscópio faz a precisa distribuição dos átomos sobre uma superfície para construir a menor unidade de armazenamento do mundo.
Fonte: