quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Robo repete movimentos da mão humana


SIGGRAPH é uma amostra de produtos e serviços na área de computação gráfica que ocorre em Los Angeles anualmente.
Este ano ela ocorrerá esta semana (de 11 a 15 de agosto de 2008) no Centro de Convenções de Los Angeles, Estados Unidos e trará cerca de 30 mil profissionais de tecnologia de 6 continentes. O evento é considerado uma das principais a mostras mundias de programas e tecnologia voltada para pesquisa, arte, animação, games, interatividade, educação e Internet.

Nesta sua 35ª edição, um dos destaques será a apresentação do CopyCat Arm , um sistema capaz de copiar os movimentos da mão humana e reproduzí-los com exatidão.

Ele será apresentado pó Kiyoshi Hoshino e Tomida Motomasa da universidade de Tsukuba, Japão.
O Copycat é um sistema robotizado que imita os movimentos humanos em tempo real, visualizando e analisando as posturas e movimentos da mão e do braço processados numa velocidade de 100 fps (frames por segundo) ou mais.


Um robô capaz de comunicar-se através da linguagem de sinais, para utilização de deficientes por exemplo, poderia ser desenvolvido ensinando-o os movimentos e os seus significados. Outra aplicação para este tipo de interface seria a criação de um dispositivo de entrada de informação no qual o conteúdo na tela mudasse dependendo dos movimentos feitos pela mão do usuário, o que eliminaria a necessidade de utilizar mouse ou teclado.


Para criar objetos tridimensionais o usuário precisaria apenas fazer os movimentos que correspondesse a ‘desenhar’ as formas no espaço. No futuro este sistema poderia ser utilizado para operar jogos de computador fazendo diversos movimentos com a mão que seriam captados pelo sistema.


Via: http://www.awn.com/ Boletim Animations Week

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com