sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bilionarios doarão metade de suas fortunas para caridade


Por insistência do Bill Gates e Warren Buffett,  40 das famílias ou indivíduos mais ricos do mundo prometeram doar pelo menos metade de suas fortunas a filantropia.

Convencidos pela iniciativa chamada "Giving Pledge" (compromisso de doar)  o grupo que inclui muitos bilionários, poderá reunir o equivalente a $ 125 bilhões de dólares para ser doado a causas de caridade, considerando as estimativas de patrimônio levantados regularmente pela revista Forbes e outras fontes de dados.

A Fundação Giving USA informa que mesmo com a queda em doações devido a crise econômica, os americanos doaram mais de $ 300 bilhões de dólares por ano nos últimos anos.  
"Nós estamos esperando que a América, que já é a sociedade mais generosa na terra, se torne ainda mais generosa ao longo do tempo. Mais filantropia e filantropia mais inteligente no futuro é a meta" afirmou Warren Buffet, bilionário que junto com Bill Gates e sua esposa Melinda Gates estão liderando a iniciativa.

Ele acrescentou aos jornalistas numa teleconferência que a iniciativa vai inspirar outros a doarem fazendo com que a soma total das doações causem um enorme impacto social.
Segundo Buffet  o compromisso dos ricaços foi de doarem pelo menos 50% do seu patrimônio líquido, mas muitos se comprometeram a maiores porcentagens. Essas doações poderão ocorrer tanto em vida quanto após a morte dos doadores.

Os benfeitores que assumirem o compromisso são livres para direcionar seu dinheiro para as causas sociais que escolherem. A organização “Giving Pledge” não vai reunir ou intermediar a captação desses recursos e tampouco ditar quais áreas sociais deverão receber mais ou menos doações. Na verdade, mesmo que a carta assinada pelos bilionários registrada no site  GivingPledge.org seja  apenas um "compromisso público moral", a iniciativa pode ser um marco na história da filantropia mundial.
Buffett e o casal Bill e Melinda Gates estenderam o convite a outros 80 membros da lista de pessoas mais ricas da revista Forbes. De um mês e meio prá cá o grupo vem reunindo os possíveis doadores em jantares para convencê-los a aceitarem o  compromisso. No momento o alvo dos convites são os bilionários americanos mas a campanha pode eventualmente se expandir em todo o mundo.

Segundo Matthew Miller do  site Wealth-X que rastreia as pessoas mais ricas. do mundo nem todos aceitam o convite: "Alguns bilionários estão dizendo, ' você sabe, eu realmente não precisaria ter sido  chamado publicamente. Não gosto disso pois é um golpe publicitário' ".
Mesmo assim, muitos tem assinado a lista incluindo doadores de famílias historicamente ricas e bilionários que fizeram fortuna por si próprios.

Os nomes incluem grandes corporações, celebridades do show business, executivos da área petrolífera  e políticos. Eles são convidados e emitirem uma declaração em forma de carta em que possam compartilhar suas filosofias de vida e justificarem o porquê de estarem assumindo o compromisso em doarem parte de suas fortunas.
O prefeito de Nova York Michael Bloomberg, por exemplo, escreveu que "Doando, podemos inspirar outros a doarem algo de si próprios seja dinheiro ou mesmo seu tempo."

Já o ex-executivo do Citigroup, Sandford Weill,  descreveu como ele e sua esposa resoveram participar: "nós acreditamos firmemente que mortalha não têm bolsos."
O magnata do petróleo Boone Pickens explicou seu compromisso afirmando: "Eu não sou um grande fã de riqueza herdada. Ele geralmente faz mais mal do que bem”.

Lista completa de participantes da iniciativa "Giving Pledge ", em ordem de maiores riquezas:

1. Bill e Melinda Gates
2. Warren Buffett
3. Larry Ellison
4. Michael r. Bloomberg
5. Allen Paul g.
6. Ronald O. Perelman
7. Kaiser George b.
8. Jim e Marilyn Simons
9. Eli e Broad Edythe
10. Pierre e Pam Omidyar
11. Michele Chan e Patrick Soon-Shiong
12. Laura e John Arnold
13. George Lucas
14. Barron Hilton
15. David Rubenstein M.
16. Skoll Jeff
17. David Rockefeller
18. Julian h. Robertson, Jr.
19. Peter G. Peterson
20. Walter Scott, Jr.
21. Ted Turner
22. Ann e John Doerr
23. Tashia e John Morgridge
24. Bernie e Billi Marcus
25. Alfred E. Mann
26. Erva e Marion Sandler
27. Joan e Irwin Jacobs
28. Tom Steyr e Kat Taylor
29. Barry Diller e Diane Von Furstenberg
30. T. Boone Pickens
31. Bernard e Barbro Osher
32. Elaine e Ken Langone
33. Jon e Karen Huntsman
34. Thomas S. Monaghan
35. Gerry e Marguerite Lenfest
36. Jim e Virginia Stowers
37. Vicki e Roger Sant
38. White Shelby
39. Lokey camião i.
40. Sanford e Joan Weill



Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares