Célula Tronco - Esperanca para Idosos - Descoberta a fonte da juventude?
Esperança com células-tronco para pacientes idosos
Cientistas afirmam que uma nova era no tratamento regenerativo para os idosos pode estar a caminho a partir de uma nova descoberta com células-tronco.
Se estas células tronco puderem ser usadas para fornecer tecido saudável que possa ser transplantado de forma segura nos pacientes, isso abriria um campo novo para tratamento para os idosos.
O cientista que chefiou a pesquisa, Jean-Marc Lemaître, da Universidade deMontpellier, afirmou: "Este é um novo paradigma para o rejuvenescimento das células ... a idade das células não é definitivamente uma barreira para a reprogramação."
Considerando que Células-tronco embrionárias podem se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo, os cientistas esperam um dia usá-las para substituir células em órgãos doentes. Mas a utilização dessa células embrionárias em medicina é bastante controversa tendo em vista que envolve a destruição de embriões humanos, ainda que em um estágio muito precoce de desenvolvimento.
Como alternativa os cientistas poderão aplicar esse novo método de usar células normais de adultos e revertê-las a um estado ainda não especializado de desenvolvimento (conhecidas como células-tronco pluripotentes induzidas (iPS)) tornando-as praticamente idênticas às células-tronco embrionárias.
Mas os especialistas estão divididos sobre se essa técnica pode funcionar de forma eficiente em pacientes idosos, uma vez que suas células já estariam mais deterioradas.
Adicionando dois novos ingredientes, conhecidos como fatores de transcrição, para o método de geração de células-tronco adultas, eles foram capazes de superar este obstáculo e "re-inicializar" muitos dos principais indicadores no processo de envelhecimento das células.
O diretor do Instituto de Pesquisa de Célula-tronco e Câncer da UniversidadeMcMaster, no Canadá, Mick Bhatia,disse: "Algumas pessoas relatam que a pessoa mais velha, mais difícil é para gerar iPS, mas outros laboratórios sugerem que isso não importa.”
Embora essa pesquisa ainda tenha muito a evoluir ela representa uma esperança de tratamentos revolucionários num futuro próximo.
Fonte:
http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/8861115/Stem-cell-hope-for-elderly-patients.html
Crédito da foto: Alamy