quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sonda da NASA detecta monólito


Uma imagem que parece ser de um monumento rochoso misterioso em Marte excitou os amantes da ficção científica em todo o mundo. O 'monólito', foi fotografado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter a cerca de 305 Km de distância, usando uma máquina fotográfica de alta resolução.

A Mars Reconnaissance Orbiter é uma sonda americana lançada NASA em 2005 e tem o objetivo de procurar por evidências da existência de água no passado remoto de Marte. A imagem repercutiu no mundo todo desde que foi publicada no website LUNAR EXPLORER ITALIA levantando novamente a velha dúvida: teria havido vida alguma vez no ‘planeta vermelho’?



(Ao lado a sonda Orbiter da Nasa)

Cientistas da Universidade de Arizona (responsável pela captura da imagem original) estimam que a rocha pode medir até 5 metros de altura. Yisrael Spinoza, porta-voz do projeto HiRISE do Laboratório Lunar e Planetário da universidade, enviou a imagem original para o jornal DailyMail para que para ser avaliada: 'Não seria inteligente classificar isso como um "monólito" ou "estrutura" porque isso insinua algo artificial, como se isto fosse colocado por alguém por exemplo.
'Na verdade é mais provável que esta formação rochosa tenha sido criada a partir do rompimento do leito rochoso, o que explicaria sua forma retangular.’ ” teria afirmado Spinoza ao jornal.
(a foto ao lado mostra o local de origem em marte onde a imagem do monólito foi capturada)

A estranha imagem se parece com o monólito negro que aparece no filme Stanley Kubrick “2001 Uma Odisséia no Espaço”.



A foto original foi capturada no mês de Julho de 2009 e foi republicada novamente esta semana no website do projeto HiRISE da Universidade do Arizona o que renovou o interesse do público.

Sobre a imagem divulgada, o pesquisador Alfred McEwen, da Universidade do Arizona afirmou: 'Há muitos pedregulhos retangulares na Terra, em Marte e em outros planetas. 'Sucessivos depósitos de rochas combinados com rupturas nas camadas tectônicas criam áreas retangulares mais fracas que terminam não resistindo e se separando do resto'.
Mas uma entrevista com o astronauta aposentado Buzz Aldrin, o segundo homem a caminhar na Lua, colocou mais lenha na fogueira.
Ele fez referência a um monólito semelhante que teria sido encontrado na lua Phobos de Marte.
Ao ser entrevistado por um canal de TV a cabo americano na semana passada ele disse: 'Nós deveríamos visitar as luas de Marte.
"Há um monólito lá, uma estrutura muito incomum neste satélite natural em forma de batata que dá uma volta em Marte a cada sete horas.'Quando as pessoas descobrirem isso lá vão dizer:”Quem pôs isso lá? Quem pôs isso lá?" - Bem o universo pôs isto lá ou se você preferir, Deus pôs isto lá.' complementou o ex-astronauta da NASA.

(a imagem ao lado msotra o que seria um outro provável monólito fotografado na lua Phobos em Marte)
Em 2007 a Agência Espacial canadense iniciou estudos para uma missão não tripulada para Phobos conhecida como PRINCIPAL (Phobos Reconnaissance and International Mars Exploration). A área próxima ao monólito (que teria o tamanho de um prédio) seria o destino principal de pouso.
Não porque os cientistas suspeitam atividade de OVNI mas porque eles acreditam que a rocha em formato retangular teria sido exposta recentemente.
O Dr Alan Hildebrand pesquisador do projeto PRINCIPAL acrescentou que esta observação talvez nos permita responder questões importantes sobre a composição e história dessa lua.

Este objeto se assemelhar a um monumento retangular poderia ser devido a tendência de nós humanos em descobrir traços familiares em imagens feitas ao acaso, a exemplo do que ocorreu com o famoso rosto de marte e que depois se constatou ser uma formação natural.

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares