terça-feira, 4 de agosto de 2009

Roupa Robô Ajuda Deficientes Físicos



Uma empresa japonesa apresentou um dispositivo robótico que pode ser vestido como se fosse uma roupa e que tem a finalidade de ajudar pessoas com fraqueza nos membros ou limitações físicas para caminhar ou mover-se como uma pessoa normal.

O terno-robótico batizado de HAL é um produto da Cyberdyne Corporation, do Japão e foi criado para "melhorar as capacidades físicas existentes do corpo humano." O equipamento, que pesa 23kg é composto de 'membros robotizados e uma mochila que contém a bateria e o computador que o controla. Ele fica preso ao corpo e é controlado pelo pensamento. Quando uma pessoa tenta se mover, são enviados impulsos nervosos do cérebro para os músculos e mesmo traços fracos destes sinais podem ser detectados na superfície da pele.

O terno-robótico HAL identifica estes sinais usando um sensor junto a pele do usuário. Este sinal então é enviado à unidade de controle orientando-a para que a roupa cibernética se mova em harmonia com os próprios membros da pessoa.

Indivíduos com deficiências físicas, como paralisia originada por derrame ou danos da espinha dorsal, podem alugar o equipamento por cerca de 220,000 ienes (1370 libras) por mês. A Cyberdyne acredita que a tecnologia pode ter uma variedade de aplicações, incluindo treinamento físico e reabilitação, dando "músculos" extras para trabalhos pesados, auxiliando em operações de salvamento ou em tratamentos de recuperação.

O terno-robô HAL pode ajudar o portador de dificiência física a realizar uma variedade de tarefas do dia-a-dia, inclusive se levantar de uma cadeira, caminhar, subir e descer escadas e até levantar objetos pesados. O terno pode operar durante quase cinco horas antes de precisar de recarga na bateria. Segundo o fabricante, a roupa-cibernética não é pesada de usar porque o sendo uma espécie de ‘exosqueleto’ ela suporta seu próprio peso.

Pesquisadores da Cyberdyne afirmam que o aparelho foi projetado tanto para ser usado em lugares fechados quanto ao ar livre. O professor Yoshiyuki Sankai, fundador da companhia e principal executivo firma que criaram o terno-robô foi originalmente criado para escalar montanhas, e por isso ele pode operar até mesmo acima do nível do mar, na neve, a uma altura de 4,000m.

Via: http://www.telegraph.co.uk/technology/news/5966367/Japanese-robot-suit-to-help-disabled.html

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com