sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Converter Água em Combustível para aviões em Combate


Cientistas da Marinha americana anunciam que estão muito próximos de conseguir transformar água do mar em combustível para aviões de combate.
A pesquisa vem sendo realizada no Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA e consiste em conseguir obter dióxido de carbono e hidrogênio  a partir de água do mar.

Segundo esses cientistas, tal proeza seria fundamental para transformar o dióxido de carbono e hidrogênio em hidrocarbonetos que poderiam ser empregados na obtenção e estocagem do JP-5,  um combustível amplamente usado nos jatos militares.

O  JP-5 é um combustível derivado da querosene, e é constituído por uma mistura de vários hidrocarbonetos, alcanos, cicloalcanos e hidrocarbonetos aromáticos.É considerado o mais importante combustível de aviação para motores a jato utilizados em aeronaves da Marinha americana.

Conforme explicaram os especialistas, a produção a partir da água do mar iria poupar a Marinha da perigosa logística que envolve o transporte de combustível para abastecimento de seus aviões.

Segundo um dos cientistas, Heather Willauer, o principal benefício seria a capacidade de produzir estoques do combustível JP-5 no mar o que reduziria a necessidade de fornecimento a partir de bases distantes aumentando a segurança das operações da Marinha com pouco impacto ambiental.
Mas a pesquisa já gera controvérsia. Republicanos no Congresso americano se opõem contra altos  investimentos como este da Marinha em sua  tentativa de desenvolver combustíveis alternativos. A crítica se refere ao fato de que a Marinha não pode se dar ao luxo de tentar criar combustível a partir de água do mar num momento de cortes no orçamento da defesa americana.

Via: Alt1040

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares