sábado, 7 de abril de 2012

Monumento vira lixeira em Canoas RS


É triste ver, por um lado o descaso das autoridades quanto ao cuidado e conservação de monumentos públicos, e por outro, a falta de educação de certas pessoas que não respeitam o patrimônio comum.
Estou há dias para publicar aqui estas fotos que tirei ao lado da Casa de Cultura de Canoas RS.
Estavam passando por ali e notei que a escultura do canoeiro está servindo de lixeira para algumas pessoas que não tem o devido respeito com a arte e cultura. A estátua do Fioravante Milanez que está ao lado do canoeiro está com o rosto coberto de lama também há semanas.
Mas o que me deixa mais triste ainda, é o fato da prefeitura municipal não estar atenta a esses pequenos detalhes que fazem a diferença quando pensamos no tema: cultura em nossa cidade.
Esse tipo de coisa a meu ver é inadmissível se tratando de dois monumentos públicos instalados no centro da cidade e ao lado de nossa Casa de Cultura, defronte também a Universidade La Salle.
Lembrei de cara daquele e-mail que circulou algum tempo na Internet contando sobre uma interessante experiência feita nos Estados Unidos sobre o comportamento das pessoas em relação à ordem.
Nesse estudo, colocaram duas viaturas policiais idênticas e novas estacionadas uma num bairro pobre e violento e outra numa região nobre de Nova York.

A viatura no bairro pobre logo foi depredada e virou sucata em poucos dias. 
Já a viatura no bairro rico permaneceu intacta por vários dias. 
Alguém da organização da pesquisa teve então a idéia de quebrar um dos vidros da viatura para ver a reação do povo.
Pois nos dias que seguiram a viatura foi também completamente depredada. Arrancaram tudo que podiam e o que não puderam levar estragaram.

A conclusão que se chega é que se a ordem não for mantida nos mínimos detalhes, as pessoas se sentem no direito de fazerem o que bem entendem. Passam a fazer as coisas também erradas pois se instaura um certo ar de permissividade.

A tal mensagem na Internet, se é verdadeira ou não, também afirmava que este conceito constatado na pesquisa cidata acima é seguida principalmente pela administração dos shopping centers onde qualquer coisa fora de ordem é rapidamente consertada ou limpa evitando assim que passe a idéia de descaso ou de que 'ninguém se importa' com a sujeira e com a ordem.

Se o email foi inventado ou não, eu não sei. Só sei que pelo menos prá mim isso faz sentido:
Manter a ordem para que não se estabeleça uma situação em que as pessoas achem normal colocar lixo dentro de um monumento artístico.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com