Monumento vira lixeira em Canoas RS
É triste ver, por um lado o descaso das autoridades quanto ao cuidado e conservação de monumentos públicos, e por outro, a falta de educação de certas pessoas que não respeitam o patrimônio comum.
Estou há dias para publicar aqui estas fotos que tirei ao lado da Casa de Cultura de Canoas RS.
Estavam passando por ali e notei que a escultura do canoeiro está servindo de lixeira para algumas pessoas que não tem o devido respeito com a arte e cultura. A estátua do Fioravante Milanez que está ao lado do canoeiro está com o rosto coberto de lama também há semanas.
Mas o que me deixa mais triste ainda, é o fato da prefeitura municipal não estar atenta a esses pequenos detalhes que fazem a diferença quando pensamos no tema: cultura em nossa cidade.
Esse tipo de coisa a meu ver é inadmissível se tratando de dois monumentos públicos instalados no centro da cidade e ao lado de nossa Casa de Cultura, defronte também a Universidade La Salle.
Lembrei de cara daquele e-mail que circulou algum tempo na Internet contando sobre uma interessante experiência feita nos Estados Unidos sobre o comportamento das pessoas em relação à ordem.
Nesse estudo, colocaram duas viaturas policiais idênticas e novas estacionadas uma num bairro pobre e violento e outra numa região nobre de Nova York.
A viatura no bairro pobre logo foi depredada e virou sucata em poucos dias.
Já a viatura no bairro rico permaneceu intacta por vários dias.
Alguém da organização da pesquisa teve então a idéia de quebrar um dos vidros da viatura para ver a reação do povo.
Pois nos dias que seguiram a viatura foi também completamente depredada. Arrancaram tudo que podiam e o que não puderam levar estragaram.
A conclusão que se chega é que se a ordem não for mantida nos mínimos detalhes, as pessoas se sentem no direito de fazerem o que bem entendem. Passam a fazer as coisas também erradas pois se instaura um certo ar de permissividade.
A tal mensagem na Internet, se é verdadeira ou não, também afirmava que este conceito constatado na pesquisa cidata acima é seguida principalmente pela administração dos shopping centers onde qualquer coisa fora de ordem é rapidamente consertada ou limpa evitando assim que passe a idéia de descaso ou de que 'ninguém se importa' com a sujeira e com a ordem.
Se o email foi inventado ou não, eu não sei. Só sei que pelo menos prá mim isso faz sentido:
Manter a ordem para que não se estabeleça uma situação em que as pessoas achem normal colocar lixo dentro de um monumento artístico.