Apnéia do Sono Aumenta Chance de Desenvolver Câncer
Roncar pode ser muito mais grave do que atrapalhar o sono dos outros.
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison encontraram pela primeira vez uma relação entre a apnéia do sono e o o aumento do risco de desenvolver câncer.
O estudo, apresentado esta semana na conferência da Sociedade Torácica Americana em San Francisco apontou que quanto pior for a apnéia do sono maior é o risco de morte por câncer.
As pessoas com distúrbio respiratório do sono, uma condição de saúde que na maioria das vezes está relacionada com a obesidade, tem quase 5 vezes mais probabilidades de morrer de câncer do que aqueles que não têm apnéia.
Ao considerarem fatores fatores como a idade, peso corporal e o vício do fumo os cientistas descobriram que não só a mortalidade por câncer, mas também por qualquer outra causa aumenta significantemente quanto mais grave for a apnéia do sono.
As pessoas que possuem apnéia do sono leve, tem o risco de morrer de câncer aumentado em apenas 10% do que as pessoas que não tem apnéia. Já quem tem apnéia moderada possuem duas vezes mais probabilidades de morrer de câncer. Nos estados unidos a apnéia do sono de moderada a grave afeta cerca de 6% da população adulta e vem aumentando a cada ano. A obesidade é o principal fator de risco para o transtorno.
Crescimento dos vasos sanguíneos
F. Javier Nieto, especialista em epidemiologia e autor do estudo observou que razão para esta relação entre a apnéia do sono e o câncer pode ser encontrado em estudos com animais: a insuficiência do nível de oxigênio no sangue provocado pela apnéia do sono desencadeia o crescimento de novos vasos sanguíneos e este processo, conhecido como angiogênese, pode estimular o crescimento de tumores.
Neste estudo, foram analisados dados reunidos durante 22 anos envolvendo 1.522 pessoas que foram tratadas no Wisconsin Sleep Cohort. A idade média dos voluntários foi de 48, sendo que a maioria apresentava sobrepeso.
Uma outra pesquisa recente já havia mostrado que a apnéia aumenta o risco de pressão alta e doenças cardiovasculares.
"Estas descobertas fornecem pistas para ajudar ainda mais a nossa compreensão da relação entre o sono e a saúde e será importante para entender esses mecanismos, se a associação for confirmada.", disse Susan B. Shurin, diretora do National Heart, Lung, and Blood Institute, uma das financiadoras do estudo.
Via:
http://www.jsonline.com/features/health/uw-researchers-find-link-between-sleep-apnea-cancer-death-risk-3j5he17-153316185.html