terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cirurgia Plástica - Principais Procedimentos

Abaixo estão listados os principais procedimentos estéticos realizados através de cirurgias plásticas no Brasil.

Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia que visa corrigir a flacidez na área abdominal decorrente de, por exemplo, uma gravidez. A técnica remodela a parte do abdômen e também promove uma melhor definição da cintura. O procedimento dura aproximadamente de duas a três horas e deve ser feito em um centro cirúrgico com o uso de anestesia peridural. Na cirurgia é feita uma incisão horizontal na região do abdômen, então se afasta o músculo e retira-se a pele em excesso. O tamanho da cicatriz depende de quanta pele foi retirada, porém, ela pode ser facilmente escondida sob o biquíni.

O tempo de internação varia de acordo com a orientação médica. Já o período de repouso recomendado é de 30 dias após a cirurgia, procurando não fazer esforços físicos. É recomendado também o uso de cintas modeladoras durante o mês de repouso.

Blefaroplastia
É a cirurgia que tem como objetivo a retirada do excesso de pele ou bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores. Na maior parte das vezes é necessário apenas a anestesia local, o que diminui também o tempo de internação. A incisão cirúrgica segue as linhas naturais da pálpebra superior e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior. Por ela é retirada a gordura e o excesso de pele do local. A cicatriz deixada é muito pouco perceptível e fica escondida sob a dobra da pele da pálpebra. Após a cirurgia é necessário tomar cuidados especiais como usar óculos de sol e manter repouso com a cabeça elevada.

Braquioplastia
A braquioplastia tem como objetivo retirar a sobra de pele da região interna do braço, deve ser realizada somente naqueles casos em que haja um grande excesso que não possa ser corrigido com lipoaspiração. Esse excesso de pele pode ser motivado por grande perda de gordura na região, o que acontece nos grandes emagrecimentos. Com a cirurgia obtém-se de volta a forma natural do braço. A anestesia usada pode ser a geral ou local com sedação e a cirurgia deve ser realizada em um centro cirúrgico.

A cicatriz fica localizada na parte interna do braço.porém é extensa e fica ao longo do braço.Não deve ser uma decisão precipitada pois a cicatriz pode não ser de agrado da paciente. Após o procedimento a paciente deve realizar um repouso relativo por uma semana e evitar o excesso de movimentos nos braços por em média 30 dias.

Lifting por vídeo
O lifting por vídeo ou endobrow é uma técnica onde se realiza todo o levantamento do terço superior e médio da face através de pequenos furos realizados no couro cabeludo, não necessitando cortes na face.Essa cirurgia serve para suavizar as marcas de expressão entre as sobrancelhas e na testa que com a idade ficam mais acentuadas. Também é usada para levantar as sobrancelhas e bochechas diminuindo o sulco nasogeniano(sulco entre o nariz e a boca). São feitas algumas incisões de 1 cm no couro cabeludo que permitem a visualização das estruturas profundas da pele tornando possível reposicionar os tecidos, isto é, elevar todos ostecidos da face. É feito sob anestesia local mais sedação podendo ser liberada no mesmo dia.

FAMI
O FAMI é uma técnica revolucionária para o tratamento de sulcos faciais e corporais através de células jovens (stem cells) encontradas no tecido gorduroso.o que proporciona um rejuvenescimento e uma melhor simetria à face sem o risco de se implantar substâncias estranhas ao organismo. Ela consiste em retirar uma quantidade de gordura de áreas em que estejam em excesso, essa gordura é centrifugada e reimplantada em regiões que necessitem de volume como sulcos e depressões na face.Esse procedimento pode ser feito sob anestesia local e sedação sendo liberada nomesmo dia e com recuperação muito rápida podendo voltar às atividades em poucos dias.

Ginecomastia
Certas vezes o acúmulo de gordura ou um descontrole hormonal causam a ginecomastia que se entende por um aumento no volume mamário nos homens.Assim esse aumento pode ser de gordura sendo facilmente lipoaspirado A cirurgia de ginecomastia, quando se trata de um distúrbio hormonal, consiste em fazer um pequeno corte na aréola e a retirada da glândula mamária. No caso de ser gerado por um excesso de gordura, é feita uma incisão na axila e, através de uma cânula,é realizada a lipoaspiração. O procedimento é feito em hospitais com o acompanhamento do anestesista sendo freqüentemente autorizada pelos convênios médicos. A cicatriz é realizada entre a parte escura e clara do mamilo em forma de u ficando praticamente inaparente com o passar do tempo. Durante o pós-operatório deve-se evitar o excesso de movimentos com os braços.

Prótese de mama
A mamoplastia de aumento é feita quando se deseja aumentar o volume da mama. A prótese de silicone pode ser implantada de três diferentes maneiras: envolta da aréola, no sulco da mama ou através das axilas e posicionada ou logo atrás da mama ou atrás do músculo. Ela também tem três tipos de formato e de revestimento que deve ser escolhido de acordo com a avaliação do médico. A anestesia pode ser local com sedação ou peridural e a cirurgia deve ser realizada em hospitais ou clínicas. Durante e pós-operatório deve-se evitar carregar peso, erguer muito os cotovelos e fazer exercícios físicos. Também é recomendado o uso de um sutiã especial.

Lifiting Facial/ Ritidoplastia

Ele tem como objetivo melhorar a flacidez e o excesso de pele na área da face e do pescoço e proporcionar assim um rejuvenescimento. É feito um reposicionamento da pele que resulta em uma grande diminuição de rugas. No caso de pessoas com a face muito marcada recomenda-se o uso de outras técnicas aliadas ao lifting. A anestesia pode ser local com sedação ou geral e a operação deve ser feita em um centro cirúrgico. A cicatriz é permanente, porém, vai se tornando menos visível com o passar do tempo.

Lipoabdominoplastia
Esta técnica alia a lipoaspiração e a abdominoplastia. As duas promovem a extração do excesso de gordura e a plástica abdominal no caso de flacidez, por exemplo. É um procedimento menos traumático e preserva veias, artérias e vasos linfáticos, diminuindo o sangramento e o tempo de recuperação. Após a cirurgia o paciente deve usar uma cinta modeladora por alguns dias. A anestesia usada é a peridural. A cicatriz fica localizada abaixo da barriga e pode ser escondida sob a roupa.

Lipoaspiração e lipoescultura
A lipoaspiração consiste na retirada de excessos de gordura visando melhorar a forma física. Ela deve ser realizada em um centro cirúrgico e a anestesia pode ser peridural ou geral. O método utiliza uma cânula que aspira a gordura do local em que ela está em excesso. Normalmente é usada para eliminar gorduras localizadas como culotes e para definir o formato da cintura, braço e abdômen. Após a cirurgia é recomendado o uso de uma cinta modeladora por 30 dias.

A lipoescultura faz o processo contrário da lipoaspiração. Ela retira a gordura de algum lugar em excesso e é reinjetada em outro local que se deseja dar um novo formato. Ela oferece um menor risco, pois, não há possibilidade de rejeição. Os cuidados necessários são os mesmo da lipoaspiração. A cicatriz nestes dois procedimentos pode ser escondida em pregas naturais da pele.

Mastopexia
A mastopexia é a plástica feita para o levantamento das mamas. Ela não reduz nem aumenta o tamanho, apenas retira um excesso de pele que faz com que as mamas caiam. A anestesia é peridural e recomenda-se, após a cirurgia, o uso de um sutiã especial por alguns dias e evitar fazer exercícios com os braços. Neste tipo de cirurgia a cicatriz fica ligeiramente visível nos seios em forma de um “T” invertido, “L” ou “I”. Ela deve ser realizada em um centro cirúrgico.

Mastoplastia redutora
A mastoplastia tem como objetivo diminuir o volume e o peso das mamas e dar um novo formato a elas. Também pode corrigir a flacidez mamária. Há diversas técnicas que são utilizadas de acordo com o caso do paciente. É feita uma incisão ao redor da aréola e retirado o excesso de gordura ou pele e depois é reposicionado o mamilo. Depois da operação recomenda-se o uso de um sutiã especial por, em média, 30 dias. A anestesia utilizada é a peridural. A cicatriz está relacionada com o volume retirado, mas vai ficando menos visível com o passar do tempo.

Laser
O laser pode ser usado com inúmeras finalidades. Uma delas é o chamado laser ND:YAG usado para depilações. É um processo indolor que pode ser feito no verão desde que mantendo sempre o uso do protetor solar. Além de eliminar os pêlos também deixa a pele mais brilhosa. O peeling é outro tratamento feito com laser que reduz as rugas e manchas, elimina as impurezas e deixa a pele mais lisa. O laser também pode ser usado no tratamento de acne, removendo sinais deixados em casos mais graves, pois mata as bactérias presentes na pele. Ele também pode ser usado na remoção de tatuagens sem deixar marcas na pele. Todos os tratamentos podem ser feitos em um consultório médico e não é necessário o uso de anestesia.

Rinoplastia
Cirurgia indicada para pacientes descontentes com a desproporção estética do nariz em relação à face - tamanho, forma ou simetria.Modificando-se a estrutura cartilaginosa e óssea do nariz pode-se restabelecer a proporção entre o dorso e a ponta. Adequando-se ao formato do rosto e demais características faciais do paciente.Procedimento realizado em hospitais, normalmente sob anestesia local, com sedação. Há, porém, pacientes que dão preferência à anestesia geral.

Calvíce

Cirurgia da Calvície ou Cirurgia do Implante Capilar é a cirurgia que visa restaurar o volume dos cabelos perdidos com a calvície ou outros problemas médicos bem como devolver a naturalidade no contorno dos cabelos na região da testa. Está indicado para homens e mulheres que apresentem rarefação (pouco volume) de cabelo.O objetivo desse procedimento é preencher os espaços que contenham pouco ou nenhum cabelo, principalmente na região anterior e superior da cabeça, utilizando os fios de cabelo do próprio paciente a fim de obtermos um resultado natural no volume e distribuição dos cabelos.Retira-se uma faixa de cabelo da região posterior da cabeça do paciente para obtermos as raízes que serão implantadas, deixando uma cicatriz imperceptível nessa região. Após, realizamos a separação dos fios, um a um, e implantamos esses fios nas regiões calvas.
Os fios implantados caem nas primeiras semanas depois da cirurgia e voltam a crescer depois de 02 a 03 meses, sendo o resultado definitivo observado a partir do 6º a 8º mês de cirurgia.O paciente é orientado no pós-operatório a lavar a cabeça a partir do 3º dia e evitar atividades físicas e banhos de mar ou piscina no 1º mês. Edemas (inchaços) e equimoses (manchas roxas) podem aparecer bem como alterações de sensibilidade, mas de forma transitória.

Otoplastia
Otoplastia ou Cirurgia Plástica da Orelha é a cirurgia que corrige as orelhas proeminentes ou abertas, que geram, além do problema anatômico, problemas psicológicos devido a diversos apelidos dados aos pacientes que apresentam tal alteração. Está indicado para homens e mulheres a partir da idade de 06 a 07 anos.A cirurgia da orelha aberta tem o objetivo de tratar as alterações principalmente da cartilagem da orelha, no seu formato, relevo ou posição, que são responsáveis em levar a orelha a ficar aberta. Não é simplesmente tirar um pedaço de pele e grudar a orelha na cabeça.
É preciso diagnosticar quais são as alterações da cartilagem que estão presentes e corrigi-las para se obter um resultado natural, simétrico e duradouro.A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. A cicatriz é posicionada na parte de trás da orelha, não sendo visível mesmo em pacientes com cabelos curtos ou que prendam o cabelo. Através de técnicas cirúrgicas é refeito as deficiências e alterações da cartilagem orelha, removendo, em alguns casos, o excesso de pele e reposicionando essa orelha em uma posição correta e natural em ambos os lados.A orelha tende a ficar edemaciada (inchada) e hiperemiada (vermelha) nos primeiros dias. Alterações de sensibilidade podem ocorrer, com normalização em algumas semanas. O paciente é orientado a não realizar atividades físicas e é preciso utilizar uma faixa modeladora tipo faixa de tenista por um período de 03 a 04 semanas. O resultado já é visível nos primeiros dias depois da cirurgia.

Cirurgia Genital Feminina
Cirurgia Genital Feminina é o procedimento que corrige as alterações presentes nos lábios da vagina. Está indicado para mulheres que apresentam os lábios vaginais grandes, distorcidos e em excesso ou pouco aparentes.O objetivo da cirurgia é devolver a aparência e formato normal dos lábios vaginais. Muitas vezes, os lábios vaginais ficam com excesso de pele e mucosa, com tamanho exagerado e de formato distorcido. Com a retirada do excesso de pele e com a plástica cirúrgica é possível devolver o tamanho, formato e aparência normal dos grandes lábios.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. As cicatrizes são posicionadas em locais pouco visíveis e de rápida e adequada cicatrização. Devolve-se a estética vaginal sem interferir na função sexual.No pós-operatório é necessária uma higiene adequada e realizar curativos diários. Não há necessidade de retirar pontos. A atividade sexual deve ser evitada até a completa cicatrização.



Fonte:
Dra. Giovana Haeser, Médica Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), especializada em Cirurgia Plástica Estética no RS.
Dr. Leonardo Weissheimer Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revelado segredo da Receita da Coca-Cola

Site na Web teria encontrado a fórmula da Coca-Cola num Jornal antigo.

A receita do refrigerante coca-cola sempre permaneceu guardada a sete chaves desde que o químico medicinal John Pemberton a inventou em 1886.
A única cópia da receita oficial estaria guardada supostamente no cofre de um banco americano e apenas dois funcionários da companhia teriam acesso a fórmula do sabor tão distinto deste refrigerante.
Mas agora, 125 anos depois, o segredo parece ter acabado. Um site na internet diz ter encontrado uma lista mostrando os ingredientes e quantidades usadas para fazer a bebida.
Essa lista teria sido publicada quase despercebida num artigo de jornal em 1979 na cidade de origem da Coca-Cola, Atlanta no estado da Geórgia.
O site Thisamericanlife.org afirma que o artigo publicado na página  28 do  Atlanta Journal Constitution  traz uma fotografia de uma réplica exata da receita original de John Pemberton.
A receita que ilustra o artigo citado teria sido escrita aparentemente por um amigo do farmacêutico Pemberton e teria sido passada adiante sucessivamente através das gerações que sucederam o criador da Coca-Cola.
A lata de Coca-Cola atualmente faz referência aos seus ingredientes apenas como ‘Aromatizantes Naturais incluindo cafeína”  além de água gaseificada, açúcar, ácido fosfórico e corante de caramelo (E150d).
O site teria consultado inclusive o historiador americano Mark Pendergrast que já escreveu um livro contando a história da Coca-Cola. Pendergrast teria afirmado que acredita ser verdadeira a receita recém descoberta: “Eu acho que certamente é uma versão da fórmula”.
Se ele estiver certo este seria o fim do segredo de um produto que é vendido em 200 países e é considerada uma das maiores marcas do mundo.
Em 2010 a Coca-Cola tornou-se a primeira marca a atingir 1 bilhão de libras em vendas no Reino Unido.  Sucesso equivalente pode ser constatado em vários outros países que justifica a preocupação histórica de seus executivos em manter a fórmula da Coca-Cola em segredo. 
Um dos primeiros presidentes da empresa Asa Candler, estava tão preocupado que o segredo não caísse em mãos erradas que sempre tentou se precaver para que isso não acontecesse. Na tentativa de impedir que os ingredientes fossem anotados por funcionários ele tratou de tirar todos os rótulos das matérias primas utilizadas na fabricação do refrigerante.

Desta forma os ingredientes eram classificados apenas por sua aparência e cheiro.
O próprio Chandler costumava ir até os correios e pegar as notas e faturas dos fornecedores dos ingredientes para que nenhum funcionário da área financeira pudesse por exemplo vender essas informações aos concorrentes.
Um dos ingredientes fundamentais da fórmula da Coca-Cola recebeu desde o início o misterioso nome de ' 7 X' . O historiador Pendergrast  disse que "A empresa sempre afirmou que apenas duas pessoas sabiam como misturar o ingrediente aromatizante 7 X . Essas duas pessoas nunca viajam num mesmo avião para evitar que ambas vejam a morrer no caso de algum acidente aéreo”
Recentemente a Coca-Cola teve que defender na justiça o seu direito de manter a fórmula em segredo e em 1977 ela se optou por se retirar da Índia para não ter que revelar seu segredo ao governo daquele país.

O mais próximo que a Coca-Cola chegou da revelação do segredo foi o fato de admitir que a fórmula original continha cocaína, embora esse ingrediente tenha sido removido no início do século 20. Não ficou claro entretanto  se  a receita foi modificada apenas pela retirada da cocaína ou se houve alguma outra modificação na fórmula desde então.

Via: http://www.dailymail.co.uk

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com