terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Revelado segredo da Receita da Coca-Cola

Site na Web teria encontrado a fórmula da Coca-Cola num Jornal antigo.

A receita do refrigerante coca-cola sempre permaneceu guardada a sete chaves desde que o químico medicinal John Pemberton a inventou em 1886.
A única cópia da receita oficial estaria guardada supostamente no cofre de um banco americano e apenas dois funcionários da companhia teriam acesso a fórmula do sabor tão distinto deste refrigerante.
Mas agora, 125 anos depois, o segredo parece ter acabado. Um site na internet diz ter encontrado uma lista mostrando os ingredientes e quantidades usadas para fazer a bebida.
Essa lista teria sido publicada quase despercebida num artigo de jornal em 1979 na cidade de origem da Coca-Cola, Atlanta no estado da Geórgia.
O site Thisamericanlife.org afirma que o artigo publicado na página  28 do  Atlanta Journal Constitution  traz uma fotografia de uma réplica exata da receita original de John Pemberton.
A receita que ilustra o artigo citado teria sido escrita aparentemente por um amigo do farmacêutico Pemberton e teria sido passada adiante sucessivamente através das gerações que sucederam o criador da Coca-Cola.
A lata de Coca-Cola atualmente faz referência aos seus ingredientes apenas como ‘Aromatizantes Naturais incluindo cafeína”  além de água gaseificada, açúcar, ácido fosfórico e corante de caramelo (E150d).
O site teria consultado inclusive o historiador americano Mark Pendergrast que já escreveu um livro contando a história da Coca-Cola. Pendergrast teria afirmado que acredita ser verdadeira a receita recém descoberta: “Eu acho que certamente é uma versão da fórmula”.
Se ele estiver certo este seria o fim do segredo de um produto que é vendido em 200 países e é considerada uma das maiores marcas do mundo.
Em 2010 a Coca-Cola tornou-se a primeira marca a atingir 1 bilhão de libras em vendas no Reino Unido.  Sucesso equivalente pode ser constatado em vários outros países que justifica a preocupação histórica de seus executivos em manter a fórmula da Coca-Cola em segredo. 
Um dos primeiros presidentes da empresa Asa Candler, estava tão preocupado que o segredo não caísse em mãos erradas que sempre tentou se precaver para que isso não acontecesse. Na tentativa de impedir que os ingredientes fossem anotados por funcionários ele tratou de tirar todos os rótulos das matérias primas utilizadas na fabricação do refrigerante.

Desta forma os ingredientes eram classificados apenas por sua aparência e cheiro.
O próprio Chandler costumava ir até os correios e pegar as notas e faturas dos fornecedores dos ingredientes para que nenhum funcionário da área financeira pudesse por exemplo vender essas informações aos concorrentes.
Um dos ingredientes fundamentais da fórmula da Coca-Cola recebeu desde o início o misterioso nome de ' 7 X' . O historiador Pendergrast  disse que "A empresa sempre afirmou que apenas duas pessoas sabiam como misturar o ingrediente aromatizante 7 X . Essas duas pessoas nunca viajam num mesmo avião para evitar que ambas vejam a morrer no caso de algum acidente aéreo”
Recentemente a Coca-Cola teve que defender na justiça o seu direito de manter a fórmula em segredo e em 1977 ela se optou por se retirar da Índia para não ter que revelar seu segredo ao governo daquele país.

O mais próximo que a Coca-Cola chegou da revelação do segredo foi o fato de admitir que a fórmula original continha cocaína, embora esse ingrediente tenha sido removido no início do século 20. Não ficou claro entretanto  se  a receita foi modificada apenas pela retirada da cocaína ou se houve alguma outra modificação na fórmula desde então.

Via: http://www.dailymail.co.uk

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com