terça-feira, 17 de agosto de 2010

Milagre na queda de avião na colômbia

Um verdadeiro milagre aconteceu na queda de um avião colombiano atingido por um raio quando aterrissava na ilha San Andres ao norte da Colômbia.
Dos 127 passageiros a bordo do Boeing 737 da companhia aérea Aires Airline apenas uma senhora de 73 anos morreu e mesmo assim de ataque cardíaco após a queda da aeronave.
A embaixada brasileira em Bogotá confirmou a lista com o nome dos quatro brasileiros que estavam no avião: Ramiro Lobo Almeida, Catherine Lobo, Thiago Cavalcanti e Carolina Gonçalves.
Com o impacto, a aeronave se partiu em três pedaços conforme pode ser visto nas imagens do acidente aéreo que já está sendo considerado como um verdadeiro milagre pelas autoridades locais. 119 pessoas foram medicadas nos hospitais locais sendo que 5 delas estão com ferimentos mais sérios.
Os sobreviventes dizem que tudo estava absolutamente normal, apesar do avião estar voando em meio a uma tempestade. O piloto estava iniciando o pouso quando foi provavelmente atingido por um raio.
Em seguida o avião partiu-se em três pedaços, os passageiros tentavam se desvencilhar dos destroços pois a aeronave começava a pegar fogo. Em poucos minutos os bombeiros chegaram e começaram a ajudar os passageiros.
A companhia Aires informou que tem 10 Boeing 737-700 em serviço.
O último acidente envolvendo um 737-700 foi em 2005 quando um avião da Southwest Airlines perdeu o controle enquanto aterrissava em Chicago.



Via: AbcNews

Nova bactéria resistente a antibióticos pode se espalhar pelo mundo


Um gene, denominado NDM-1 (blaNDM-1 , sigla em inglês para metalo-betalactamase 1 de Nova Délhi), identificado pela primeira vez no ano passado, é  o responsável pela capacidade de pelo menos duas bactérias em resistir a antibióticos representando uma nova ameaça a saúde mundial revelou um estudo publicado no jornal médico The Lancet.


O Dr. Timothy Walsh, professor de microbiologia da Universidade de Cardiff, descobriu a presença do gene em dois tipos de bactéria, a 'Klebsiella pneumoniae' e a 'Escherichia coli', em um paciente sueco tratado na Índia.

 

A preocupação recai sobre o fato de que a bactéria dotada do gene NDM-1 resiste até mesmo aos chamados carbapenemas, grupo de antibióticos frequentemente usado como último recurso para o tratamento emergencial de infecções resistentes outros tipos de drogas.

Os únicos antibióticos que surtiram algum efeito no tratamento da nova bactéria dotada do gene NDM-1 foram a tigeciclina e da colistina.

Os cientistas informam que as novas bactérias chegaram à Inglaterra trazidas por pacientes que voltaram da Índia ou o Paquistão onde realizaram cirurgias estéticas. Já foram identificados casos de infecção pela nova bactéria em Bangladesh e no Paquistão, bem como 37 casos na Grã-Bretanha. Eles alertam que é crescente entre os ingleses a procura por cirurgias estéticas ou corretivas na Índia devido principalmente ao menor custo do tratamento.


Os responsáveis pelo estudo publicado no jornal médico The Lancet  observaram que algumas bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes a antibióticos convencionais. Há 10 anos, a preocupação era centrada nas chamadas bactérias Gram-positivas, particularmente o Staphylococcus aureus, resistente a meticilina e o Enterococcus spp resistente a vancomicina.

Agora, os microbiologistas convergem suas atenções para as bactérias Gram-negativas multi resistentes a drogas por representarem um grande risco a saúde pública. Não apenas por estarem as bactérias Gram-negativas aumentando rapidamente sua resistência aos antibióticos mas principalmente por haver poucos antibióticos novos em desenvolvimento. A expectativa é que demorem pelo menos de 10 a 20 anos para serem desenvolvidos.



Um dos motivos do aumento das resistências dessas bactérias é a crescente migração humana facilitada pelas viagens áreas entre países e continentes permitindo que esses microorganismos transitem rapidamente pelo mundo.



Via: The Lancet

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com