segunda-feira, 26 de julho de 2010

Homem que recebeu transplante de rosto aparece em público

O homem de 31 anos, identificado apenas como Oscar , foi apresentado hoje pelo hospital espanhol  Vall d’Hebron 4 meses após receber um transplante total de rosto.

Oscar sofreu um acidente com uma arma há cinco anos e desde então passou por 9 cirurgias até que foi decidido que deveria fazer um transplante de rosto.

O transplante foi realizado no final de março deste ano em uma operação que envolveu 30 cirurgiões e durou 24 horas.
Falando com dificuldade no hospital de Barcelona,  onde recebeu o rosto de um homem morto, Oscar agradeceu aos médicos e revelou que já recuperou a sensibilidade na maior parte de seu novo rosto: "Estou muito feliz por estar aqui e queria expressar minha gratidão ao hospital, a equipe médica e aos doadores da Espanha, especialmente a família do homem cujo rosto recebi".
Oscar, que é agricultor,  no momento já consegue mexer suas sobrancelhas, pálpebras superiores, mandíbula e músculos externos da bochecha. Além disso, já é capaz de beber líquidos e comer . Ele diz estar ansioso para voltar a praticar seus dois passatempos favoritos: a caça e a pesca.
O acidente que sofreu o deixou sem nariz,  lábio superior além de ter esfacelado seu  maxilar inferior.  Até passar pela cirurgia ele vinha tendo uma respiração muito difícil além de ter tido sérias dificuldades para falar e engolir.

Até que fosse submetido a cirurgia, Oscar passou por um acompanhamento psicológico para certificar-se de que estaria preparado para ver-se com outro rosto.
Na operação a que foi submetido no Hospital da Universidade Vall d'Hebron, Oscar recebeu do doador a pele facial inteira  bem como nariz, lábios, mandíbula,  dentes,  maxilar e ossos da bochecha. No procedimento foram realizadas técnicas de cirurgia plástica e microcirurgia reparadora.

A equipe médica informou que o novo rosto não lembra o doador, cuja identidade não foi revelada.
Dr Barret, chefe de cirurgia plástica do hospital  afirmou que a atitude de Oscar hoje, em aparecer ao público hoje foi muito corajosa, e que tudo que ele quer é viver uma vida normal já que nos últimos anos tem vivido isolado.

A irmã de Oscar, afirmou que finalmente ele poderá fazer coisas normais do dia a dia "Como andar na rua sem ter pessoas olhando para ele cinco vezes. Está ansioso para sentar-se com sua família e ter uma refeição familiar. Ele está sentindo-se  muito confortável com a sua nova cara, e se sente no geral muito bem.

A cirurgia  envolveu médicos de 14 departamentos, incluindo cirurgia plástica, queimaduras, doenças infecto-contagiosas e psiquiatria.
Oscar passou por algumas complicações pós-operatórias incluindo duas rejeições agudas. Mas  durante sua recuperação de quatro meses os cirurgiões descreveram seu progresso como "excelente".
Nos próximos 12 a 18 meses ele seguirá fazendo tratamento para recuperação completa dos movimentos dos músculos faciais e consequentemente melhorar a fala. Oscar deverá tomar medicação pelo resto da vida para previnir infecção.
Este foi o primeiro transplante total de rosto realizado no jundo já que os transplantes de rostos que haviam sido feitos até então na França, Espanha, Estados Unidos e China foram todos parciais.  A francesa Isabelle Dinoire que teve os rosto dilacerado pelo seu próprio cão foi a primeira a receber transplante parcial de rosto em 2005.
Assista uma animação 3D  de como foi a cirurgia no Hospital de Barcelona neste link


Festa de São Cristóvão em Canoas RS


Gostaria de manifestar minha indignação em relação ao que vem ocorrendo em todas as procissões comemorativas a  São Cristóvão pois acho que alguns devotos estão exagerando na comemoração.

Ocorre que neste último domingo em Canoas por exemplo os caminhões que seguiam a procissão desrespeitaram totalmente o direito do demais motoristas de transitarem na Avenida Getúlio Vargas (anexa/paralela a BR116).

Isso porque faziam zigue-zagues perigosos na pista, sendo que alguns inclusive pararam seus caminhões em diagonal na rodovia impedindo o tráfego de qualquer outro veículo. Alguns inclusive desciam dos caminhões parados e ficavam conversando fora do veículo enquanto a via ficava interrompida.

Ora, o código nacional de trânsito que eu saiba não é revogado nos dias de São Cristóvão, logo a polícia rodoviária (no caso federal) deveria autuar esses motoristas. Se eu atravessar meu carro numa rua interrompendo o tráfego num dia de São Cristóvão eu não serei multado?

Acho que todos tem direito a expressar sua devoção religiosa contanto que obedeçam a ordem instituída e não prejudiquem as outras pessoas. Se o propósito da procissão é pedir proteção ao motoristas no trânsito então que eles comecem promovendo essa segurança no trânsito dirigindo com prudência inclusive em dias de São Cristóvão.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com