Festa de São Cristóvão em Canoas RS
Gostaria de manifestar minha indignação em relação ao que vem ocorrendo em todas as procissões comemorativas a São Cristóvão pois acho que alguns devotos estão exagerando na comemoração.
Ocorre que neste último domingo em Canoas por exemplo os caminhões que seguiam a procissão desrespeitaram totalmente o direito do demais motoristas de transitarem na Avenida Getúlio Vargas (anexa/paralela a BR116).
Isso porque faziam zigue-zagues perigosos na pista, sendo que alguns inclusive pararam seus caminhões em diagonal na rodovia impedindo o tráfego de qualquer outro veículo. Alguns inclusive desciam dos caminhões parados e ficavam conversando fora do veículo enquanto a via ficava interrompida.
Ora, o código nacional de trânsito que eu saiba não é revogado nos dias de São Cristóvão, logo a polícia rodoviária (no caso federal) deveria autuar esses motoristas. Se eu atravessar meu carro numa rua interrompendo o tráfego num dia de São Cristóvão eu não serei multado?
Acho que todos tem direito a expressar sua devoção religiosa contanto que obedeçam a ordem instituída e não prejudiquem as outras pessoas. Se o propósito da procissão é pedir proteção ao motoristas no trânsito então que eles comecem promovendo essa segurança no trânsito dirigindo com prudência inclusive em dias de São Cristóvão.