quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cães Ajudam crianças a aprender a ler


Pesquisa recente realizada na Universidade da Califórnia sugere que os cães podem ajudar crianças a aprender a ler.

Crianças tendem a sentirem-se envergonhadas por cometerem erros na hora de ler em voz alta. Ler para cachorros representa uma solução simples para esse problema uma vez que o animal de estimação não vai julgar ou criticar o que está ouvindo.

O alivio que isso representa pode significar muito no aprendizado das crianças pois poderão assim treinar bastante antes de lerem diante de outras pessoas.

A pesquisa que durou 10 semanas mostrou que os estudantes que lêem em voz alta para seus cães melhoraram em cerca de 12%  a habilidade de leitura comparadas com outras crianças que participaram do estudo mas não leram para cães.

Os efeitos positivos da leitura para cães pode ser claramente notada num programa de aprendizado da East Norwalk Library em East Norwalk, Connecticut. Nele são utilizados cães para melhorar o aprendizado da leitura. Os animais especialmente treinados  para essa tarefa são acompanhados pelos seus treinadores e parecem fazer realmente a diferença para os pequenos: "Eu tenho alguém que ouve quando eu leio e se eu cometo um erro não tem ninguém por perto para dar risadas” afirmou uma menina participante do projeto segundo artigo publicado na ABC News.

Um outro programa de aprendizado que começou há cinco anos na biblioteca pública de Nova York  já conta com uma dúzia de cães e treinadores que visitam a biblioteca uma vez por mês para dar a oportunidade das crianças de lerem para cães. Esse tipo de terapia de aprendizado iniciou em 1999 em Utah e agora já se espalha em todos os Estados Unidos. A idéia principal é que as crianças se sintam mais confortáveis e menos pressionadas se elas estiverem lendo para alguém que nunca vai rir se elas cometerem erros.

Uma outra menina que participa dessa inovadora iniciativa chegou a afirmar “Ele geralmente me lambe quando eu fico trancada numa palavra que não conheço. Eu penso que ele que quando ele faz isso está me dando força para aprender essa palavra.” Assim como ela, muitas crianças estão convencidas de que os cães estão entendendo as histórias que são lidas para eles.



Fonte: AbcNews.com

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares