sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Portas Invisíveis Perto De Serem Inventadas


Os fãs de Harry Potter vão ficar entusiasmados com essa notícia: Quem não lembra da sensacional plataforma 9 e 3/4 da estação King's Cross em Londres? A plataforma era invisível para pessoas normais, mas os magos podiam entrar nela jogando-se diretamente contra a parede de tijolos. Pois os cientistas agora estão mais perto de construírem algo semelhante.

Usando uma técnica conhecida como transformação ótica, pesquisadores da universidade de Hong Kong, em Shanghai, descobriram uma forma de alterar o caminho que as ondas de luz percorrem permitindo que sejam criados portais que sejam invisíveis ao olho humano. Como eles mesmo definiram: “uma passagem que bloqueia ondas eletromagnéticas mas que permite a passagem de outras entidades.”

Um dispositivo que usa transformação ótica, feito a partir de cristais fotônicos criam uma ‘ilusão ótica’ que forçam a luz e outras formas de radiação eletromagnética em várias direções permitindo esconder o portal.
Tentativas anteriores de criar esse tipo de portal eletromagnético foram frustradas no passado devido a pequena faixa de ondas de luz visíveis que cobriam.
A descoberta descrita no New Journal of Physics, tem ainda a vantagem de poder ser ligada e desligada à distância.

Contudo, apesar de ser teoricamente possível, ainda há muitas questões de ordem prática que precisam ser solucionadas para que se possa um dia construir o tal portal invisível, conforme admitiram os próprios membros da equipe de cientistas envolvidas na pesquisa.

O processo é semelhante ao que aocntece quando vemos um peixe dentro de um aquário. Sob um certo ângulo ele parece maior do que é na realidade: Colocando cristais fotônicos num ângulo correto eles podem refletir a luz criando um buraco invisível. Uma aplicação prática para um invento dessa ordem seria cobrir instalações ou equipamentos militares tornando-os invisíveis ao olho humano.

Via: www.telegraph.co.uk

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares