sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Planta Carnívora Gigante Encontrada

Botânicos descobriram uma nova espécie de planta carnívora gigante nas Filipinas. A planta é tão grande que é capaz não só de pegar insetos mas também ratos ao atraí-los para dentro da sua armadilha natural.

A planta em formato de jarro é a maior entre todas desse tipo já encontrada no mundo.
Durante essa mesma expedição nas Filipinas os botânicos também encontraram estranhas plantas rósea e cogumelos azuis que eles não conseguiram identificar.

Os rumores de que existiam novas espécies de plantas jarro surgiram já no ano 2000 quando dois missionários cristãos


Tentaram escalar o monte Victoria, um pico raramente visitado na região central de Palawan nas Philippines. Com pouca preparação, os missionários tentaram subir a montanha mas ficaram perdidos por 13 dias até serem resgatados antes de serem das encostas.Ao retornarem eles disseram ter visto uma planta jarro carnívora gigante.

Isso aguçou o interesse do explorador inglês de história natural Stewart McPherson da Red Fern Natural History Productions UK além dos botânicos Alastair Robinson e Volker Heinrich.


Os três são especialistas nesse tipo de planta no formato de jarro e têm viajado pelo mundo em busca de novas espécies.

Em 2007, acompanhados de três guias, eles partiram para o monte Victoria em busca da planta exótica. A equipe entrou floresta adentro e encontrou as plantas jarro que são chamadas cientificamente de Nepenthes philippinensis, além de brotos róseos e cogumelos azuis.

"Quando chegamos a cerca de 1,600 metros acima do nível do mar, nós vimos uma grande planta jarro,depois mais uma e daí em diante muitas outras.Era evidente que a planta encontrada não era uma espécie conhecida" Relembra McPherson.



Diferente de outras plantas carnívoras, as plantas jarro possuem estruturas tubulares nas quais insetos e outros pequenos animais são presos.

Os exploradores acreditam que o fato do lugar ser de difícil acesso vai favorecer a preservação dessa planta. Durante essa expedição eles encontraram também uma planta jarro que embora já fosse conhecida não era vista na natureza há mais de 100 anos.

Via: http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8195000/8195029.stm

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares