quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Anis Estrelado e o Tamiflu


Fiquei na dúvida se vale a pena utilizar o chá de Anis Estrelado na prevenção ou mesmo no possível tratamento de qualquer tipo de gripe.
O Anis Estrelado (Star Anise em inglês) é a planta originária da China que é utilizada para obtenção da droga Oseltamivir, conhecida pelo nome comercial de Tamiflu (fabricada pelo laboratório Roche).

Li um artigo da National Geographic onde é explicado que a planta tem que passar por um complexo processo para ter o componente ativo extraído. O texto é antigo e foi publicado em 2005 quando havia uma ameaça de pandemia de gripe aviária. Num dos trechos, numa tradução livre pode-se ler:

"Assim como um tempero, o Anis Estrelado é de pouca ou nenhuma ajuda aos infectados pelo vírus da gripe. O ácido Chiquímico é extraído da semente da fruta depois de um extenso e complicado processo cujos detalhes são mantidos em segredo pela Roche.
Mesmo os praticantes da tradicional medicina chinesa afirmam que os consumidores não precisam se preocupar em estocar o Anís Estrelado para se protegerem contra a gripe.

Isso não é afirmar que a planta não tem propriedades curativas. Ela é usada como um estimulante digestivo na medicina chinesa"
E mais adiante:
"Acredita-se que os chás de Anís Estrelado possam ser usados para tratar cólicas em bebês.Mas em 2003 a FDA emitiu um alerta contra tais chás quando dezenas de pessoas sentiram-se mal após tomá-los. É provável que se referia ao Anís Estrelado Japonês, que é tóxico e não a benéfica espécie Chinesa. Ainda, a agência alertou contra o consumo de quaisquer chás de Anís Estrelado, citando a falta de evidência científica que dê sustentação aos seus supostos benefícios."
Bem, alguns podem achar que essas alegações a respeito do Anis Estrelado podem ser tudo conspiração do laboratório Roche para continuar vendendo caro o Tamiflu. Ou quem sabe uma estratégia para conter a grande demanda da planta que pode resultar no aumento de preço ou escassez no mercado (como aconteceu em 2005 no auge do temor sobre uma pandemia de gripe aviária).

Tire suas próprias conclusões, o fato é que desde que a Roche comprou os direito de fabricação do Tamiflu da farmacêutica Gilead Sciences da California em 1996 as vendas vêm crescendo de forma gigantesca tendo chegado a cifras estratosféricas com a pandemia atual de Gripe Suína.

A própósito, o complexo processo de obtenção do remédio a partir da planta é explicado em linhas gerais pela Roche neste documento. O texto é de 2006 mas serve como referência para se ter uma idéia da complexidade em obter a droga a partir do Anis Estrelado.

A Roche informa no documento que uma parte do processo de fabricação da droga é inclusive terceirizada pois ela não teria tecnologia e nem instalações para obtenção de um dos produtos intermediários antes de ser obtido o complicado Fosfato de Oseltamivir (vendido com o nome comercial de Tamiflu).

Aprendi no Wikipedia que a droga é considerada um pró-fármaco pois é no nosso fígado que ela se transforma no carboxilato de oseltamivir que é o que efetivamente age contra o vírus Influenza limitando sua propagação no organismo. E, neste mesmo texto da Wikipedia é alertado para os efeitos colaterais que a planta pode causar:

Efeitos colaterais associados com a terapia com oseltamivir incluem: náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal e cefaléia. Raramente incluem: hepatite e enzimas hepáticas elevadas, erupções cutâneas, reações alérgicas incluindo anafilaxia e síndrome de Stevens-Johnson. Várias outros efeitos colaterais foram relatados na vigilância: necrólise epidérmica tóxica, arritmia cardíaca, convulsão, confusão, agravamento de diabetes, e colite hemorrágica.

Efeitos neurológicos:Existem preocupações de que o oseltamivir pode causar perigosos efeitos colaterais psicológicos, neuropsiquiátricos, incluindo automutilação em alguns usuários.

No momento, quando estamos vivendo o ápice da pandemia de Gripe A no Brasil, talvez o melhor é ter cautela antes de sair tomando chá de Anis Estrelado ou qualquer outra receita milagrosa especificamente para combater essa nova gripe.

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares