quarta-feira, 29 de julho de 2009

Criado Aluminio Transparente



O Alumínio Transparente que foi apresentado no filme Jornada nas Estrelas IV sai da ficção para se tornar realidade. Esta semana a Nature Physics traz uma matéria onde cientistas na Universidade de Oxford teriam conseguido criar uma forma transparente de alumínio utilizando o mais poderoso raio-laser do mundo.

O material está sendo considerado como um estado completamente novo da matéria e poderá ser utilizado na ciência espacial bem como na fusão nuclear.

Uma equipe de cientistas de vários países teria conseguido atingir com um potente raio laser cada elétron de cada átomo de alumínio de uma amostra sem romper a estrutura cristalina do metal.

Isso tornou o alumínio praticamente invisível: ''O que nós criamos é um estado completamente novo da material nunca antes visto’ afirma o professor Justin Wark do Departamento de Física da universidade de Oxford, um dos autores da pesquisa. Segundo ele, ‘O Alumínio Transparente é apenas o início.

As propriedades físicas da matéria que nós estamos criando são importante para o estudo das condições dentro de grandes planetas, além de trazer um ganho no conhecimento do que acontece durante a criação de ‘estrelas miniatura’ criadas por implosões de ultra potentes raios lasers e que poderão um dia permitir que esse poder de fusão nuclear seja utilizado aqui na Terra.’

A descoberta foi possível devido a utilização de uma nova fonte de radiação que é 10 bilhões de vezes mais potente que qualquer outra no mundo. O chamado FLASH laser, com base em Hamburgo, na Alemanha, produz pulsos de luz extremamente rápidos de Raio-X. Cada um desses pulsos é mais potente que o que é gerado por uma estação de energia que alimenta uma cidade inteira.

A equipe de Oxford em conjunto com seus colegas de outros países apontou todo este força para um ponto com um diâmetro menor do que a vigésima parte da espessura de um fio de cabelo. Ao ser submetido a toda essa força o alumínio se tornou transparente.

Durante o breve tempo em que o efeito durou, foi demonstrado que este exótico estado da matéria pode ser criado usando poderosas fontes de raio-X. O professor Wark complementa: ‘O que é particularmente notável sobre nosso experimento é que nós transformamos alumínio comum num exótico novo material criado num processo de uma única etapa, utilizando este poderoso laser.

Por um breve período a amostra comportou-se e apresentou-se como uma nova forma de matéria. Sob certos aspectos, a forma como o alumínio reagiu é como se nós tivéssemos transformado cada átomo dele em silicone: e isso é tão surpreendente quanto descobrir que você pode transformá-lo em ouro com luz!’

Os pesquisadores acreditam que a nova técnica é uma maneira ideal de criar para criar estados exóticos de matéria e conduzirá a importantes avanços em áreas como ciência planetária, astrofísica e física nuclear.

Referência:

http://www.physorg.com

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com