Anunciada Nova Vacina Contra o Câncer
Funcionários do Roswell Park Cancer Institute, em Buffalo, Estados Unidos, anunciaram numa conferência o desenvolvimento de uma vacina contra vários tipos de câncer. A nova vacina teriapotencial para "erradicar as células cancerosas e impedir a recidiva da doença".
Denominada pela sigla NY-ESO-1 a nova vacina de células dendríticas pode promover excelentes resultados em pacientes que sofrem de câncer na bexiga, cérebro, mama, esôfago, gastrointestinal, hapatocelular, rim, pulmão, melanoma de ovário, próstata, sarcoma e tumores uterinos.
Embora se mostrem cautelos nesse anúncio, esse avanço na medicina parece ser realmente muito promissor. Principalmente porque segundo os cientistas informaram, essa nova droga contra o câncer teria efeitos colaterais mínimos.
A vacina será fabricada no próprio Roswell Park Cancer Institute.
Conforme informou o Dr. Christopher Choi, diretor do centro de pesquisa, a nova vacina contra o câncer (NY-ESO-1) será adapatada para cada paciente, conforme o tipo de câncer e a gravidade da doença.
Esta é a primeira vacina deste tipo a ser autorizada pelo governo americano para que seja testada em um hospital e não apenas em laboratório.
O diretor do centro de imunoterapia Kundl Odunsi, acrescentou que os testes iniciais serão apenas o começo de um projeto que objetiva utilizar o próprio sistema imunológico humano para combater o câncer: ”Nosso processo de produção tem um grande potencial para aplicações relacionadas a terapia com células-tronco e medicina regenerativa” declarou ele.
Além de anunciarem o desenvolvimento desta vacina, os pesquisadores do Instituto Roswell Park disponibilizaram um canal especial para que pacientes interessados possam se informarem mais sobre essa pesqusia e o programa de saúde na qual ela está inserida.
Essa notícia foi muito bem recebida na comunidade médica, suscitando muitos comentários, como do próprio comissário de saúde Gale Burstein que afirmou:
“Infelizmente ainda não temos as ferramentas e recursos para efetivamente erradicar todos os tipos de câncer, razão pela qual a doença persiste. No entanto, ter esta oportunidade, uma vacina que não só trata o câncer, mas também previne recaídas, é uma grande chance para realmente melhorar a saúde das pessoas.”
Embora o Instituto Roswell ainda não tenha definido uma data para começar a produzir essa nova vacina contra o câncer, o anúncio é muito animador levando esperança a milhares de pacientes afetados por essa doença em todo o mundo.
(Imagem Crédito: Alamy)
Via [ALT1040]