quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estados Unidos Censura Estudo Da Gripe


Durante um painel sobre bio-segurança, ‘National Science Advisory Board for Biosecurity’,  representantes do  governo americano solicitaram a duas revistas científicas para que não publiquem informações detalhadas sobre a criação de uma forma extremamente letal de gripe.

Autoridades americanas responsáveis pela bio-segurança pediram aos responsáveis pelas revistas científicas para que não publiquem os detalhes sobre os experimentos biomédicos que criaram recentemente uma forma extremamente transmissível da gripe aviária.

O apelo aos representantes dos periódicos científicos Science e Nature  evidencia que o governo americano está preocupado com a questão e não quer que terroristas possam  ter acesso aos detalhes que poderiam levar a replicação do experimento que criou a nova super gripe.

Os experimentos que foram realizados por cientistas dos Estados Unidos e da Holanda,  criaram uma forma altamente transmissível do H5N1, o vírus da gripe aviária. Esta variação do vírus da gripe normalmente não é transmitida entre humanos, mas quando isso acontece geralmente causa a morte. Detectado pela primeira vez em 1997,  este vírus já foi contraído por cerca de 600 pessoas, sendo que mais da metade morreu. Praticamente todas essas pessoas são de origem asiática e pegaram a doença no contato com aves.

O resultado desta experiência é assustador porque a transmissão fácil pode fazer com que o vírus se espalhe rapidamente através da tosse e da secreção o que poderia causar uma das maiores pandemias globais que a humanidade já enfrentou.

Embora os membros desse painel não possam forçar os jornais a censurarem esses artigos, o editor da revista Science já manifestou-se dizendo que vai considerar seriamente as recomendações e provavelmente vai reter parte das informações que seriam divulgadas, alegando porém que o fará apenas se o governo americano definir uma forma de divulgação destes dados à cientistas legítimos.

Coincidência ou não, o governo de Hong Kong começou nos últimos dias o sacrifício de milhares de aves depois que foi detectado um frango com o vírus H5N1.
Veja também:
Fonte:

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com