Estados Unidos Censura Estudo Da Gripe
Durante um painel sobre bio-segurança, ‘National Science Advisory Board for Biosecurity’, representantes do governo americano solicitaram a duas revistas científicas para que não publiquem informações detalhadas sobre a criação de uma forma extremamente letal de gripe.
Autoridades americanas responsáveis pela bio-segurança pediram aos responsáveis pelas revistas científicas para que não publiquem os detalhes sobre os experimentos biomédicos que criaram recentemente uma forma extremamente transmissível da gripe aviária.
O apelo aos representantes dos periódicos científicos Science e Nature evidencia que o governo americano está preocupado com a questão e não quer que terroristas possam ter acesso aos detalhes que poderiam levar a replicação do experimento que criou a nova super gripe.
Os experimentos que foram realizados por cientistas dos Estados Unidos e da Holanda, criaram uma forma altamente transmissível do H5N1, o vírus da gripe aviária. Esta variação do vírus da gripe normalmente não é transmitida entre humanos, mas quando isso acontece geralmente causa a morte. Detectado pela primeira vez em 1997, este vírus já foi contraído por cerca de 600 pessoas, sendo que mais da metade morreu. Praticamente todas essas pessoas são de origem asiática e pegaram a doença no contato com aves.
O resultado desta experiência é assustador porque a transmissão fácil pode fazer com que o vírus se espalhe rapidamente através da tosse e da secreção o que poderia causar uma das maiores pandemias globais que a humanidade já enfrentou.
Embora os membros desse painel não possam forçar os jornais a censurarem esses artigos, o editor da revista Science já manifestou-se dizendo que vai considerar seriamente as recomendações e provavelmente vai reter parte das informações que seriam divulgadas, alegando porém que o fará apenas se o governo americano definir uma forma de divulgação destes dados à cientistas legítimos.
Coincidência ou não, o governo de Hong Kong começou nos últimos dias o sacrifício de milhares de aves depois que foi detectado um frango com o vírus H5N1.
Veja também:
Fonte: