terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que são calorias vazias?


O que são calorias vazias?
A expressão “Calorias Vazias”  tem ganhado popularidade nos últimos anos a medida que vem aumentando a preocupação mundial em relação a má alimentação da população.
Mas o que vem a ser Calorias Vazias?  Como ela afeta de forma tão negativas sua saúde, e o que pode ser feito para evitá-las? 
Continue lendo e vai descobrir que as calorias vazias podem estar ocultas na sua alimentação diária.
 Calorias Vazias = Alto valor calórico e pouco valor nutricional
Calóricos:  Carboidratos, proteínas e gordura (são os chamados  Macro-nutrientes)
Não Calóricos: Todas as vitaminas & minerais, incluindo antioxidantes (são os chamados Micro-nutrientes) assim como as fibras
A expressão  "Calorias vazias"  então se refere a alimentos com alto valor calórico mas com baixo valor nutricional. São os chamados ‘junk foods’ (ou lixo de alimento), eis alguns exemplos:

Batatas Fritas, frango frito, salgadinhos e outros tipos de frituras
Uma porção grande de batatas fritas consumida nos principais fast foods pode conter até 570 kcal além de incríveis 30 g de gordura total e 8 g de gordura trans!
Muita caloria de gordura e pouquíssimos micro-nutrientes. 
Doces e  pipocas
Um saco de pipoca doce contém cerca de 130 kcal, além de aditivos e corantes que não tem nenhum valor nutricional pois praticamente todo esse poder calórico vem do açúcar.
Cerveja, vinho e todas as outras bebidas alcoólicas
Uma lata de cerveja contém cerca de 150 kcal de açúcar que tendem a ser armazenados como gordura no abdômen (gerando aquela indesejada  "barriga de cerveja").
Grãos refinados,  biscoitos,bolachas, arroz e pão branco
Grãos refinados fornecem vitamina B,  e é só isso.
 Como evitar as chamadas Calorias Vazias? 
- Deve-se evitar alimentos fritos. A mudança na forma de preparo dos alimentos tem um impacto importante na nossa saúde. Por exemplo,  batata cozida é muito melhor do que batatas fritas. O frango assado é uma alternativa muito melhor ao frango frito.
- Evite bebidas doces, como refrigerantes ou refrescos
- Experimente optar por grãos integrais em vez de grãos refinados.  Grãos integrais nos fornecem  antioxidantes e fibras benéficas. Por exemplo,  optar por comer  pão integral em vez de pão branco. Optar por comer grãos integrais em vez de comer cereais matinais (sucrilhos) industrializados impregnados de açúcar.
Belisque frutas: Em vez de ficar beliscando biscoitos o dia todo opte por comer mais frutas. Você pode inclusive acrescentar iogurte natural que tenha baixo teor de gordura. Isso lhe dará cálcio e proteína adicionais.



Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com