terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Obesidade e o Risco de Câncer

 É incrível que menos de 3% das pessoas saibam que a obesidade aumenta consideravelmente o risco das pessoas desenvolverem câncer. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos pela sociedade americana contra o câncer, cerca de 14% das mortes por câncer em homens e 20% das mortes por câncer em mulheres são causadas pela obesidade.


Os dados são realmente alarmantes, considerando que a obesidade é um problema crescente no mundo todo. Especialistas consideram que as mulheres são mais propensas a terem câncer nos seios, vesícula biliar, ovários, cólon e colo do útero, enquanto nos homens a incidência maior é de câncer no cólon e reto.


Existem mais de 200 tipos de câncer mas somando-se os casos de câncer de mama, pulmão, intestino e próstata chega-se a metade do número total de casos, evidenciando a grande incidência de câncer nesses órgãos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.

As mulheres obesas por possuírem taxas mais elevadas do hormônio estrogênio (ou estrógeno) em seu corpo estão mais propensas a desenvolverem câncer.
Há muito tempo já é sabido que o estrogênio é um importante fator no desenvolvimento do câncer de mama e há alguns anos uma pesquisa o relacionou também ao câncer de pulmão. Isso ficou evidenciado por pesquisas que indicaram que as mulheres desenvolvem o câncer de pulmão mais cedo do que os homens mesmo que tenham sido menos expostas aos efeitos do fumo.

Sabe-se que o câncer de pulmão desenvolve-se de forma diferente entre homens e mulheres tanto no tipo de tumor quanto nos mecanismos biológicos que levam a o aparecimento da doença.

Sendo produzido principalmente nos tecidos gordurosos, o Estrogênio pode ter sua taxa bastante aumentada nas mulheres obesas.

Uma boa alimentação, associadas a condições de vida mais saudáveis pode ajudar significativamente na prevenção da obesidade e do câncer. Embora muito mais freqüente em mulheres o câncer de mama pode afetar também os homens. Pesquisas recentes indicam um aumento na incidência desse tipo de câncer em homens nas últimas décadas tendo a obesidade um importante papel também nesse crescimento pois também no homem aumentam as taxas de estrogênio no sangue.

O risco de câncer de mama após a menopausa é maior e causa mais mortes entre as mulheres obesas.

Muitos dos fatores de risco para o câncer de mama não sejam possíveis de serem evitados, como predisposição genética, histórico familiar, idade da primeira menstruação, número e idade da gravidez e idade da menopausa. Já a obesidade é um importante fator de risco que pode ser controlado.

Se considerarmos que a obesidade na população vem aumentando gradativamente ao longo dos últimos anos e com ele o aumento de doenças comprovadamente associadas como por exemplo a diabetes, as doenças cardíacas e também o câncer é fundamental a conscientização da pessoas no que se refere ao controle de peso.

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares