terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mistério Na Morte de Peixes e Pássaros Nos Estados Unidos



As autoridades de saúde americanas continuam bastante intrigadas com a misteriosa morte de milhares de pássaros e peixes que ocorreu na noite de ano novo.

A causa provável da morte dos pássaros segundo investigações preliminares pode ter sido trovões e raios já que houve várias tempestades na região do estado do Arkansas onde ocorreu o misterioso evento.

Essa possibilidade foi cogitada pelo Dr. George Badley, veterinário da Comissão de Avicultura e Pecuária do Arkansas em entrevista a rede ABC. Segundo ele, o blackbird (melro) é um pequeno pássaro preto que tem o hábito de voar em grandes grupos. Eles poderiam ter sido pegos por uma tempestade e até mesmo serem atingidos por raios o que teria provocado suas mortes.

Essa hipótese ganha ainda mais peso a medida que são reveladas as primeiras informações sobre as condições dos corpos dos animais encontrados mortos. Praticamente todos tinham sinais de hemorragias internas o que sugere alguma espécie de trauma físico e não uma doença.

Além disso o fato de que as aves traziam o estômago vazio torna improvável que tenha ocorrido alguma espécie de envenenamento ou intoxicação alimentar.

Agentes de saúde trajando roupas especiais ainda estão recolhendo as carcaças das aves e enviando para serem analisadas em laboratórios. Os pássaros caíram na noite de sexta-feira e até o último domingo os funcionários já haviam recolhido mais de 2 mil pássaros mortos, todos encontrados num raio cerca de 1 km dentro da cidade de Beebe, a 40 Km de Little Rock no Arkansas.
Segundo o prefeito local, os agentes estão tratando a questão como um caso de rotina, e que não estariam com medo de que tenha ocorrido alguma espécie de contaminação.
Considerando que essa espécie de pássaro tem hábitos diurnos e limitada visão noturna uma outra explicação para o mistério é a de que a queima de grande quantidade de fogos de artifício durante a passagem de ano possa ter assustado os pássaros vindo a matar-lhes por stress.

As lesões encontradas nos corpos das aves se localizavam na altura do peito apresentando coágulos de sangue e hemorragia interna. A autópsia realizada nas carcaças mostrou que os animais pareciam saudáveis com todos os principais órgãos normais, embora ainda se espere pelo resultado do exame de sangue em andamento.

Essa não foi a primeira vez que pássaros caíram do céu no estado americano do Arkansas. Em 1973 na cidade de Stuttgart uma chuva de granizos vitimou vários pássaros. Também em 2001 uma tempestade de raios matou vários patos em Little Rock.

Além da misteriosa morte dos pássaros, o último final de semana também teve a morte de dezenas de milhares de peixes. Nas proximidades da cidade de Ork, a 125 km de Beebe, apareceram peixes mortos boiando ao longo de 20 Km do Rio Arkansas.

Autoridades locais já descartaram qualquer relação entre a morte dos peixes e dos pássaros. Conforme informaram que aproximadamente a cada dois dias ocorre alguma mortandade de peixes nos Estados Unidos, principalmente no verão onde a oxigenação da água é bem menor.

No inverno, a mudança brusca de temperatura também pode causar a morte de peixes.
Algumas amostras dos peixes foram enviadas a laboratórios para tentar identificar qual teria sido a causa da morte.


(foto do blackbird morto: site ABC News )
Referência: http://abcnews.go.com

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares