quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cães Ajudam crianças a aprender a ler


Pesquisa recente realizada na Universidade da Califórnia sugere que os cães podem ajudar crianças a aprender a ler.

Crianças tendem a sentirem-se envergonhadas por cometerem erros na hora de ler em voz alta. Ler para cachorros representa uma solução simples para esse problema uma vez que o animal de estimação não vai julgar ou criticar o que está ouvindo.

O alivio que isso representa pode significar muito no aprendizado das crianças pois poderão assim treinar bastante antes de lerem diante de outras pessoas.

A pesquisa que durou 10 semanas mostrou que os estudantes que lêem em voz alta para seus cães melhoraram em cerca de 12%  a habilidade de leitura comparadas com outras crianças que participaram do estudo mas não leram para cães.

Os efeitos positivos da leitura para cães pode ser claramente notada num programa de aprendizado da East Norwalk Library em East Norwalk, Connecticut. Nele são utilizados cães para melhorar o aprendizado da leitura. Os animais especialmente treinados  para essa tarefa são acompanhados pelos seus treinadores e parecem fazer realmente a diferença para os pequenos: "Eu tenho alguém que ouve quando eu leio e se eu cometo um erro não tem ninguém por perto para dar risadas” afirmou uma menina participante do projeto segundo artigo publicado na ABC News.

Um outro programa de aprendizado que começou há cinco anos na biblioteca pública de Nova York  já conta com uma dúzia de cães e treinadores que visitam a biblioteca uma vez por mês para dar a oportunidade das crianças de lerem para cães. Esse tipo de terapia de aprendizado iniciou em 1999 em Utah e agora já se espalha em todos os Estados Unidos. A idéia principal é que as crianças se sintam mais confortáveis e menos pressionadas se elas estiverem lendo para alguém que nunca vai rir se elas cometerem erros.

Uma outra menina que participa dessa inovadora iniciativa chegou a afirmar “Ele geralmente me lambe quando eu fico trancada numa palavra que não conheço. Eu penso que ele que quando ele faz isso está me dando força para aprender essa palavra.” Assim como ela, muitas crianças estão convencidas de que os cães estão entendendo as histórias que são lidas para eles.



Fonte: AbcNews.com

Hiperatividade pode ser a causa de crise conjugal

A revista Isto é desta semana traz interessante matéria sobre como a hiperatividade pode atrapalhar a relação conjugal. 

Problemas cotidianos como esquecer de buscar os filhos na escola,  não lembrar de pagar contas, mau-humor constante, falta de atenção podem ser resultados do  Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade conhecido pela sigla TDAH. O distúrbio neurobiológico provoca dificuldades de concentração e organização, impulsividade e irritabilidade chegando a atingir 5% da população.

Muitos relacionamentos terminam se desgastando em conseqüência desse problema que pode afetar tanto homens quanto mulheres, embora estima-se que 80% dos portadores do distúrbio sejam do sexo masculino.

O Transtorno do Déficit de Atenção já vem sendo há tempos estudado devido aos problemas causados nas crianças no aprendizado escolar. Agora, com o lançamento do livro  “The ADHD Effect on Marriage – Understand and Rebuild Your Relationship in Six Steps” (Os efeitos do TDAH no casamento – entenda e reconstrua a sua relação conjugal em seis passos) da pesquisadora americana Melissa Orlov, o assunto passa a ganhar destaque também devido ao seu efeito nos casamentos.

No livro, a especialista auxilia os casais a identificar e a conviver com o problema pois o cônjuge de um portador de TDAH vive infeliz, sentindo-se sobrecarregado, ignorado e abandonado. Já quem possui o transtorno, vive em constante frustração por estar sempre sendo alvo de críticas. Segundo um estudo entre casais americanos citado pela pesquisadora,  a mulher, que normalmente já é sobrecarregada por assumir cerca de 60% das tarefas domésticas tem este percentual aumentado parar 95% quando esposa de um portador do transtorno.

Para evitar a degradação gradual do casamento o principal é identificar o problema. A matéria da revista Isto é ilustra casos em que o portador descobriu que tinha o problema quando procurou tratamento para o filho, já que o transtorno é hereditário.  Nesse sentido a busca por ajuda especializada é fundamental. Com tratamento adequado, medicamentos e terapia (cognitiva comportamental), o portador poderá diminuir o ritmo além de aumentar seu poder de concentração e planejamento.

A pesquisadora Melissa indica alguns passos que ajudam a lidar com o problema:

- Eliminar emoções negativas (como a raiva crônica)  dando um basta nas discussões e aumentando o respeito e a compreensão.

- Buscar tratamento adequado tanto para o portador quanto para o cônjuge.

- Melhorar a comunicação do casal.

- Como o portador de TDAH tem dificuldades em manter a atenção numa conversa, é preciso eliminar a distração provocada por estímulos visuais e auditivos. Desligar a TV durante as conversas do casal pode ajudar.

- “Estabelecer limites” e “resgatar o romance” pois segundo a pesquisadora “Muitos casais esqueceram o que é se divertir juntos, algo fundamental numa relação conjugal”.

Fonte: Revista Isto É


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com