sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Video - Gripe Suina (H1N1) -Operacao Pandemia






Enquanto vão aumentando os casos de Gripe A (Gripe Suína, H1N1) e a população segue aguardando ansiosamente uma vacina contra o vírus, é interessante refletir um pouco mais no que pode estar por trás dessa pandemia global.

O vídeo acima, em espanhol, apresenta uma teoria no mínimo interessante sobre o surgimento e a repercussão que essa nova gripe vem tendo no mundo.

Antes de assistir e tirar suas próprias conclusões, convém fazer uma correção: Quando o vídeo chega a 8:40 Minutos são apresentados dados de vacinação da Gripe Suína citando o ano de 2009. Está errado, os dados são de 1976 quando um surto de Gripe suína surgiu num quartel americano e o governo na ânsia de bloquear o alastramento da doença, vacinou milhões de pessoas tedno como resultado várias pessoas com problemas neurológicos incluindo algumas mortes ocasionadas pela própria vacina.

Ao final deste post está reproduzido um excelente artigo de Moacyr Scliar com a história completa da Gripe Suína de 1976 nos Estados Unidos (que foi publicado no Caderno Vida de Zero Hora).
A fonte de preocupações sobre a vacina contra a Gripe Suína entre os americanos recai sobre a possibilidade de que o thimerosal (que contém mercúrio) seja um dos ingredientes de algumas doses que serão aplicadas. Veja NESSE LINK matéria da CNN sobre o assunto.

----------------------------------
GRIPE SUÍNA - Por Moacyr Scliar

No gélido dia 5 de fevereiro de 1976, o recruta David Lewis, que servia no quartel de Fort Dix (Massachusetts, Estados Unidos), queixou-se a seu superior de que se sentia fraco e indisposto. Não parecia nada grave, e ele nem quis consultar um médico – mas em 24 horas estava morto. Estava tendo início um dos episódios mais perturbadores da moderna saúde pública.

Duas semanas depois os médicos tinham o diagnóstico da doença que matara o jovem (19 anos) soldado: era gripe suína, causada por um vírus que inexplicavelmente migrara dos animais para o ser humano. A notícia causou enorme alarme. De imediato, evocou-se a pandemia da gripe espanhola de 1918-19, que tinha sido trazida da Europa para os Estados Unidos exatamente por soldados que regressavam da guerra, e que matara cerca de 20 milhões de pessoas no mundo.

***
O fato causou enorme preocupação para o governo americano, inclusive porque ocorria em circustâncias difíceis. Era presidente o republicano Gerald Ford, candidato, naquele mesmo ano, à reeleição. Enfrentava, em seu próprio partido, a ferrenha oposição de Ronald Reagan. Nessas circunstâncias, uma epidemia poderia ser politicamente catastrófica.

As autoridades americanas de saúde não sabiam o que fazer. Não havia vacina e seria necessário um programa maciço, de altíssimo custo, para produzi-la. Mas em março, depois de sofrer uma derrota para Reagan nas prévias da Carolina do Norte, Ford decidiu ir em frente com o programa. O imunizante foi apressadamente produzido e logo estava sendo aplicado. Quarenta milhões de pessoas foram vacinadas, mas o objetivo era imunizar toda a população americana.

***
O resultado foi desastroso. Reações graves ocorreram, em alguns casos associadas a óbito; outras pessoas desenvolveram lesões neurológicas. A vacinação foi suspensa. E, paradoxalmente, a epidemia de gripe suína não se transformou em realidade.

O caso representou uma lição inesquecível. Mostrou, em primeiro lugar, como é perigosa a combinação de política eleitoreira com saúde pública. E ensinou que, nestes casos, os critérios técnicos e científicos devem predominar. As novas vacinas passaram a ser produzidas com grande cuidado. Ao mesmo tempo, mostrou-se que a prevenção da gripe também depende de medidas higiênicas. Finalmente, aprendemos que, nessas circunstâncias, o pânico não leva a nada. Na saúde, como em tudo, o bom senso deve prevalecer.

***
Do dr. Ricardo Stein, médico gaúcho que atualmente trabalha como professor de Cardiologia do Exercício na Universidade de Stanford, Califórnia, recebo mensagem sobre a gripe suína nos Estados Unidos. Apesar de toda a sua formidável estrutura assistencial, os americanos estão alarmados diante de uma ameaça que esperemos não se concretize.


Publicado originalmente no Caderno Vida da ZH

Loteria pagara mais de 317 milhoes de reais

Calma, não é aqui no Brasil não. É na Itália. Trata-se do maior prêmio acumulado de loteria em todo o mundo.

O premio acumulado para o sorteio que ocorrerá amanhã é equivalente a mais de 317 milhões  de reais.

Desde Janeiro deste ano (2009) ninguém acerta  os 6 números da SuperEnalotto, loteria do governo italiano. Os italianos estão muito excitados com a idéia de ganhar o grande prêmio deste jogo que tem extrações três vezes por semana. Um instituto de pesquisa italiana estimou em Junho que o montante gasto por dia pelos italianos na SuperEnalotto é de cerca de 20 milhões de reais.

No momento estão sendo feito até apostas em quem será o grande ganhador da loteria italiana. A última vez que o prêmio acumulou ele chegou ao equivalente a 240 milhões de reais e foi pago a um acertador siciliano em Outubro de 2008.

Para ganhar o grande prêmio, o jogador deverá acertar 6 dezenas de 01 a 90. Mas a Quina dos italianos também não é desprezível: Cerca 2 milhões de reais. Na Itália o prazo de entrega do prêmio é de cerca de 2 meses e o ganhador neste período recebe juros sobre o valor.

Ao norte da Itália, estrangeiros estão atravessando a fronteira para fazer uma fezinha na loteria italiana.

Este deverá ser o maior prêmio já pago pela SuperEnalotto. O recorde até agora havia sido o prêmio de cerca de 100 milhões de euros pagos a um siciliana também no ano passado.

Via: blogs.abcnews.com

Parte superior do formulário

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com