Maconha Está Relacionada Com Câncer Testicular
Em meio a polêmica causada pela punição ao nadador americano Michael Phelps por ter sido flagrado usando maconha, é divulgado nos estados unidos um estudo que associa o uso regular de maconha com o câncer nos testículos. A pesquisa foi divulgada ontem (09/02/2009) no Journal of Cancer.
A Doutora Janet Daling, autora do artigo afirma que "Tem havido muito pouca pesquisa sobre o uso de marijuana e sua associação com o risco de câncer. Esta é a primeira vez que essa relação é mostrada".
Dailing é membro da Divisão de Ciências da Saúde Pública no centro de pesquisa de câncer Fred Hutchinson em Seattle nos Estados Unidos. Ela entrevistou 369 homens diagnosticados com câncer no testículo e 979 homens saudáveis com idades entre 18 e 44 anos enfocando o histórico sobre o uso da maconha durante a vida destas pessoas. Após excluírem o uso de outras substâncias como o fumo e o álcool e fatores familiares (que também predispõem ao risco de câncer nos testículos), os pesquisadores descobriram que os indivíduos que fumam regularmente maconha tem aumentado em 70% os riscos de câncer nos testículos .
Os participantes que usaram marijuana pelo menos uma vez por semana ou mais ou que tiveram um histórico de longo prazo como consumidores da erva tendo consumido desde a adolescência, tiveram duas vezes mais risco de terem câncer testicular do que aqueles que nunca a usaram.
Além disso, a associação entre o uso frequente de maconha e o cancer testicular foi mais notada naqueles homens que tinham o tipo não-seminomatoso (câncer mais agressivo e que ataca principalmente jovens) do que aqueles indivíduos com o tipo seminomatoso.
Embora essa pesquisa tenha um impacto maior sobre os usuários habituais da maconha ela depõe severamente contra a crença de que essa droga é uma das que menos danos causam a saúde.
Em 2006 uma pesquisa nos Estados Unidos indicou que 14.8 milhões de americanos com idade a partir de 12 anos usaram maconha pelo menos uma vez ao mês antes que fossem entrevistados, fazendo desta a droga ilícita mais popular naquele país.
De acordo com o Instituto do Câncer americano, o câncer testicular é o tipo mais comum entre os americanos de pele branca com idades entre 15 e 34 anos. Entre 2001 e 2005, aproximadamente metade dos casos de câncer nos testículos ocorreram em indivíduos entre 20 a 34, anos de idade. Apesar desta forte incidência entre os homens jovens o câncer testicular é considerado um tipo raro de câncer tendo nos estados unidos cerca de 8 mil casos por ano.
Professor de hematologia e oncologia na Universidade de Atlanta Dr. Omer Kucuk, um expert em cancer e sua relação com a nutrição, não esteve envolvido com a pesquisa mas faz sua análise de que não ficou surpreso com seus resultados. Segundo ele, embora este seja o primeiro relatório específico a analisar a relação com o câncer já há evidências de que a maconha afete o sistema reprodutivo tanto de homens quanto de mulheres incluindo a produção de hormônios e a qualidade do esperma.
Referência: http://www.abcnews.com/