quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Caça à Baleia: Austrália tem provas contra o Japão


O ministro australiano do meio-ambiente Peter Garrett declarou num canal de TV que tem provas fotográficas que poderiam ser usadas num processo judicial contra os baleeiros japoneses que estariam caçando baleias na Antártida.

As fotos tiradas por um barco do departamento de controle aduaneiro australiano mostram uma baleia com seu filhote mortas sendo arrastadas por uma rampa num baleeiro japonês.

Segundo o ministro:"É muito decepcionate, é angustiante pensar que pode levar uns 15 minutos para uma baleia morrer após ser acertada por um arpão e é ainda muito mais triste pensar que tem um filhote envolvido."

O governo australiano tem condenado com frequência o governo japonês desde que foi retomada a caça às baleias com a chegada do verão.

O Japão deu início ao programa anual de caça aos cetáceos em novembro de 2007 sob o pretexto de ter finalidades científicas. A Comissão Baleeira Internacional já solicitou que o governo japonês pare com a caça às baleias e a Austrália tem fiscalizado sistematicamente os barcos pesqueiros japoneses.
O barco australiano 'Oceanic Viking' tem conseguido filmes que poderão ser utilizados algum dia em tribunais internacionais contra os japoneses.

No mês passado um juiz australiano declarou como ilegal a caça às baleias na reserva marítima da Austrália na Antártida. O governo japonês se nega a reconhecer esta determinação alegando que Camberra não teria jurisdição sobre esse território.

Fonte: PERIODISTA DIGITAL

Abreviaturas/Abreviações em Inglês (e.g por exemplo)


Vivendo e aprendendo. Não sei quanto a você mas eu sempre ficava me perguntando quando me deparava com as abreviações como e.g. e i.e. de onde é que vieram?

Essas abreviações já foram muito usadas principalmente no passado quando o latim era estudado em escolas de da europa e américas. Uma vez que poucas pessoas estudam atualmente o latim essas abreviaturas caíram em desuso. E para piorar muitas vezes são utilizadas de forma equivocada.

Atualmente as abreviações em latim devem ser usadas apenas em situações especiais em que se precise de brevidade, como em notas de rodapé, bibliografias ou listas técnicas.

Mas, se por acaso precisarmos, temos que entendê-las e, se for o caso, aprender como usá-las corretamente.

A seguir mostrarei duas abreviações que ainda aparecem em textos em inglês e que são frequentemente confundidas umas com as outras:

1) e.g. (por exemplo/for example)
Veja este exemplo de uso da abreviação e.g:
"One and the same thing can at the same time be good, bad, and indifferent, e.g., music is good to the melancholy, bad to those who mourn, and neither good nor bad to the deaf."
(Baruch Spinoza)


e.g. vem do latim exempli gratia que quer dizer por exemplo. É pontuada depois do "e" e depois do "g" e em seguida vem uma vírgula. É utilizada para apresentar exemplos. Não deve ser usada como sinônimo de etc. ou para apresentar uma lista muito abrangente. Pode ser facilmente substituída pelas expressões "for example" ou "for instance".


4) i.e. (isto é/that is)
Exemplo:
"Software is like entropy. It is difficult to grasp, weighs nothing, and obeys the second law of thermodynamics; i.e., it always increases."
(Norman R. Augustine)

i.e. é a abreviação da expressão latina "id est" que significa isto é (that is em inglês). Deve ser pontuada com pontos depois do "i" e do "e" seguido por vírgula. É usada para apresentar uma frase explicativa. Não deve ser usada como sinônimo de because. Deve ser evitada, em seu lugar pode ser usada a explessão "that is".


Pronto, agora você já sabe a origem em que situações devem ser usadas estas abreviações...

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com