quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"Cidade Perdida" é encontrada no Peru perto de Machu Pichu


Restos de construções de pedra encontradas recentemente em meio a selva ao sul do Peru, próximo a Machu Pichu, podem ser as ruínas da lendária Cidade Perdida de Paititi, de acordo com as autoridades locais.
Ruins recently discovered in southern Peru could be the ancient "lost city" of Paititi, according to claims that are drawing serious but cautious response from experts.
The presumptive lost city, described in written records as a stone settlement adorned with gold statues, has long been a grail for explorers—as well as a lure for local tourism businesses.

Uma antiga lenda peruana afirma que a cidade de Paititi foi construída pelo herói Inca Inkarri, que também fundou a cidade de Cusco antes de retirar-se para a selva depois da chegadas dos conquistadores espanhóis.

Ainda são poucos os detalhes sobre a descoberta mas alguns comunicados oficiais informam que a base do conjunto de muros que compõem as ruínas são formados por estruturas esculpidas em pedra.
As autoridades peruanas já estão enviando especialistas para a região e esperam que nos próximos dias surjam mais detalhes sobre a suposta 'Cidade Perdida'.
Acredita-se que a cidade perdida de Paititi esteja localizada em algum lugar na floresta tropical a leste das montanhas andinas ao sul do Peru, sudoeste brasileiro e nordeste da Bolívia. Veja o mapa neste link.
Um missionário relatou em 1600 que teria visto uma grande "cidade de ouro" na região onde acredita-se ter sido construída a cidade de Paititi conforme registros de um arqueologista italiano em 2001. No entanto antes de se estabelecer qualquer conclusão será necessário investigar se as ruínas recém encontradas são obra de civilização Inca ou de grupos étnicos pré-Incas.

O professor emérito em geografia da Universidade de Vermont, Estados Unidos, Daniel Gade, pede cautela quanto a conclusões precipitadas pois segundo ele "Paititi é frequentemente a primeira coisa que as pessoas mencionam quando algo é encontrado naquela região, mas que há várias ruínas espalhadas na floresta naquela área.
Neste link você pode assistir a um vídeo (em inglês) feito pela National Geographic sobre a descoberta.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com