quinta-feira, 9 de agosto de 2007

NASA planeja enviar espaçonave para desviar asteróides perigosos ao nosso planeta


Pesquisadores da NASA projetaram uma espaçonave capaz de transportar ogiva nucleares que seria lançado no espaço com o objetivo de desviar um asteróide que estaria em rota de colisão contra a terra.

A espaçonave levaria seis mísseis de 1.500 kg carregados com ogivas nucleres de 1.2 megatons cada.

O alvo da missão seria o asteróide Apophis classificado como um possível risco ao nosso planeta por provavelmente passar pela órbita da lua em 2029. No estudo realizado pela NASA a estimativa de peso do asteróide é de 1 milhão de kg e a data de lançamento da espaçonave sera entre 2020 e 2021.

É estimado que em 2020 uma espaçonave carregada com armamaento nuclear poderia desviar qualquer asteróide potencialmente perigoso conhecido como NEO (sigla para near-earth-object, ou em português, objeto próximo à terra) com diâmetro entre 10 e 500 metros dois anos antes do impacto.

Segundo o relatório da NASA a alternativa hollywoodiana de lançar vários mísseis intercontinentais contra o asteróide não seria viável devido possibilidade de de além de não ser suficiente para deter o impacto, ainda introduzir material radioativo na nossa atmosfera.
O estudo da NASA ainda sugere ainda dois outras possibilidades de desvio: através de mísseis não nucleares e ainda uma complexa alternativa que desviaria energia solar para a suferfície do asteróide aquecendo a ponto de gerar gases que o desviasse de sua trajetória inicial. O relatório
conclui que quaisquer missão com objetivo de desviar um asteróide deve ser precedida pelo envio de uma espaçonave observadora que analise o objeto para determinar a sua composição. A partir dessa informação seria decidido que tipo de espaçonave seria enviada.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com