NASA planeja enviar espaçonave para desviar asteróides perigosos ao nosso planeta
Pesquisadores da NASA projetaram uma espaçonave capaz de transportar ogiva nucleares que seria lançado no espaço com o objetivo de desviar um asteróide que estaria em rota de colisão contra a terra.
A espaçonave levaria seis mísseis de 1.500 kg carregados com ogivas nucleres de 1.2 megatons cada.
O alvo da missão seria o asteróide Apophis classificado como um possível risco ao nosso planeta por provavelmente passar pela órbita da lua em 2029. No estudo realizado pela NASA a estimativa de peso do asteróide é de 1 milhão de kg e a data de lançamento da espaçonave sera entre 2020 e 2021.
É estimado que em 2020 uma espaçonave carregada com armamaento nuclear poderia desviar qualquer asteróide potencialmente perigoso conhecido como NEO (sigla para near-earth-object, ou em português, objeto próximo à terra) com diâmetro entre 10 e 500 metros dois anos antes do impacto.
Segundo o relatório da NASA a alternativa hollywoodiana de lançar vários mísseis intercontinentais contra o asteróide não seria viável devido possibilidade de de além de não ser suficiente para deter o impacto, ainda introduzir material radioativo na nossa atmosfera.
O estudo da NASA ainda sugere ainda dois outras possibilidades de desvio: através de mísseis não nucleares e ainda uma complexa alternativa que desviaria energia solar para a suferfície do asteróide aquecendo a ponto de gerar gases que o desviasse de sua trajetória inicial. O relatório
conclui que quaisquer missão com objetivo de desviar um asteróide deve ser precedida pelo envio de uma espaçonave observadora que analise o objeto para determinar a sua composição. A partir dessa informação seria decidido que tipo de espaçonave seria enviada.