sábado, 2 de junho de 2007

Cientistas criaram a primeira ovelha que possui 15% de células humanas e 85% de células de animal

Prof.Esmail Zanjani (esquerda)




O experimento amplia a expectativa de que num futuro próximo possamos ter órgãos de animais compatíveis para o transplante em humanos. O Professor Esmail Zanjani da universidade de Nevada, levou 7 anos para aperfeiçoar a técnica que consiste em injetar células humanas em fetos de ovelha.
Ele já tinha criado um fígado de ovelha com uma grande proporção de células humanas e espera conseguir em breve órgãos compatíveis para serem transplantados em humanos.
O processo envolveria extrair células tronco da medula de doadores e injetá-las em fetos de ovelha. Dois meses após o nascimento, o animal teria fígado, coração, pulmões e cérebro que poderiam ser transplantados.
"Nós isolaríamos as células tronco deles, injetaríamos no peritônio desses animais então essas células seriam metabolizadas e distribuídas no sistema circulatório de todos os órgãos do corpo" diz Zanjani.
No momento 7,168 pacientes esperam por transplante de órgãos somente na Inglaterra e dois terços deles devem morrer antes que um órgão se torne disponível.
Enquanto os cientistas do King's College de Londres e do Instituto North East Stem Cell em Newcastle aguardam autorização para iniciarem seus trabalhos com as ovelhas parcialmente humanas, eles terão de enfrentar uma nova onda de críticas. Especialmente as que alertam para a possibilidade de serem introduzidos novos vírus na espécie humana que são inofensivos aos animais.
O Dr Patrick Dixon, conferencista internacional sobre avanços da biologia adverte: "Muitos vírus silenciosos poderiam criar um pesadelo aos humanos. Vírus mutantes de animais são uma ameaça real como já percebemos com o HIV."
Ativistas de defesas dos direitos dos animais temem que se as células forem misturadas, elas podem resultar em fusões celulares criando híbridos que teriam traços e características tanto de humanos quanto de ovelhas. Mas segundo o prof Zanjani "Transplantar células em fetos de ovelhas nessa fase não resulta em nenhum tipo de fusão."

Referência: DAILY MAIL

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com