Roupa Robô Ajuda Deficientes Físicos
Uma empresa japonesa apresentou um dispositivo robótico que pode ser vestido como se fosse uma roupa e que tem a finalidade de ajudar pessoas com fraqueza nos membros ou limitações físicas para caminhar ou mover-se como uma pessoa normal.
O terno-robótico batizado de HAL é um produto da Cyberdyne Corporation, do Japão e foi criado para "melhorar as capacidades físicas existentes do corpo humano." O equipamento, que pesa 23kg é composto de 'membros robotizados e uma mochila que contém a bateria e o computador que o controla. Ele fica preso ao corpo e é controlado pelo pensamento. Quando uma pessoa tenta se mover, são enviados impulsos nervosos do cérebro para os músculos e mesmo traços fracos destes sinais podem ser detectados na superfície da pele.
O terno-robótico HAL identifica estes sinais usando um sensor junto a pele do usuário. Este sinal então é enviado à unidade de controle orientando-a para que a roupa cibernética se mova em harmonia com os próprios membros da pessoa.
Indivíduos com deficiências físicas, como paralisia originada por derrame ou danos da espinha dorsal, podem alugar o equipamento por cerca de 220,000 ienes (1370 libras) por mês. A Cyberdyne acredita que a tecnologia pode ter uma variedade de aplicações, incluindo treinamento físico e reabilitação, dando "músculos" extras para trabalhos pesados, auxiliando em operações de salvamento ou em tratamentos de recuperação.
O terno-robô HAL pode ajudar o portador de dificiência física a realizar uma variedade de tarefas do dia-a-dia, inclusive se levantar de uma cadeira, caminhar, subir e descer escadas e até levantar objetos pesados. O terno pode operar durante quase cinco horas antes de precisar de recarga na bateria. Segundo o fabricante, a roupa-cibernética não é pesada de usar porque o sendo uma espécie de ‘exosqueleto’ ela suporta seu próprio peso.
Pesquisadores da Cyberdyne afirmam que o aparelho foi projetado tanto para ser usado em lugares fechados quanto ao ar livre. O professor Yoshiyuki Sankai, fundador da companhia e principal executivo firma que criaram o terno-robô foi originalmente criado para escalar montanhas, e por isso ele pode operar até mesmo acima do nível do mar, na neve, a uma altura de 4,000m.
Via: http://www.telegraph.co.uk/technology/news/5966367/Japanese-robot-suit-to-help-disabled.html