Uma imagem que parece ser de um monumento rochoso misterioso em Marte excitou os amantes da ficção científica em todo o mundo. O 'monólito', foi fotografado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter a cerca de 305 Km de distância, usando uma máquina fotográfica de alta resolução.
A Mars Reconnaissance Orbiter é uma sonda americana lançada NASA em 2005 e tem o objetivo de procurar por evidências da existência de água no passado remoto de Marte. A imagem repercutiu no mundo todo desde que foi publicada no website LUNAR EXPLORER ITALIA levantando novamente a velha dúvida: teria havido vida alguma vez no ‘planeta vermelho’?
(Ao lado a sonda Orbiter da Nasa)
Cientistas da Universidade de Arizona (responsável pela captura da imagem original) estimam que a rocha pode medir até 5 metros de altura. Yisrael Spinoza, porta-voz do projeto HiRISE do Laboratório Lunar e Planetário da universidade, enviou a imagem original para o jornal DailyMail para que para ser avaliada: 'Não seria inteligente classificar isso como um "monólito" ou "estrutura" porque isso insinua algo artificial, como se isto fosse colocado por alguém por exemplo.
'Na verdade é mais provável que esta formação rochosa tenha sido criada a partir do rompimento do leito rochoso, o que explicaria sua forma retangular.’ ” teria afirmado Spinoza ao jornal.
(a foto ao lado mostra o local de origem em marte onde a imagem do monólito foi capturada)
A estranha imagem se parece com o monólito negro que aparece no filme Stanley Kubrick “2001 Uma Odisséia no Espaço”.
A foto original foi capturada no mês de Julho de 2009 e foi republicada novamente esta semana no website do projeto HiRISE da Universidade do Arizona o que renovou o interesse do público.
Sobre a imagem divulgada, o pesquisador Alfred McEwen, da Universidade do Arizona afirmou: 'Há muitos pedregulhos retangulares na Terra, em Marte e em outros planetas. 'Sucessivos depósitos de rochas combinados com rupturas nas camadas tectônicas criam áreas retangulares mais fracas que
terminam não resistindo e se separando do resto'.
Mas uma entrevista com o astronauta aposentado Buzz Aldrin, o segundo homem a caminhar na Lua, colocou mais lenha na fogueira.
Ele fez referência a um monólito semelhante que teria sido encontrado na lua Phobos de Marte.
Ao ser entrevistado por um canal de TV a cabo americano na semana passada ele disse: 'Nós deveríamos visitar as luas de Marte.
"Há um monólito lá, uma estrutura muito incomum neste satélite natural em forma de batata que dá uma volta em Marte a cada sete horas.'Quando as pessoas descobrirem isso lá vão dizer:”Quem pôs isso lá? Quem pôs isso lá?" - Bem o universo pôs isto lá ou se você preferir, Deus pôs isto lá.' complementou o ex-astronauta da NASA.
(a imagem ao lado msotra o que seria um outro provável monólito fotografado na lua Phobos em Marte)
Em 2007 a Agência Espacial canadense iniciou estudos para uma missão não tripulada para Phobos conhecida como PRINCIPAL (Phobos Reconnaissance and International Mars Exploration). A área próxima ao monólito (que teria o tamanho de um prédio) seria o destino principal de pouso.
Não porque os cientistas suspeitam atividade de OVNI mas porque eles acreditam que a rocha em formato retangular teria sido exposta recentemente.
O Dr Alan Hildebrand pesquisador do projeto PRINCIPAL acrescentou que esta observação talvez nos permita responder questões importantes sobre a composição e história dessa lua.
Este objeto se assemelhar a um monumento retangular poderia ser devido a tendência de nós humanos em descobrir traços familiares em imagens feitas ao acaso, a exemplo do que ocorreu com o famoso rosto de marte e que dep
ois se constatou ser uma formação natural.