quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Antibiótico Faz a Criança Engordar? Estudo relaciona Obesidade e Remédio

Um estudo científico realizado com 11.532 pessoas nascidas entre 1991 e 1992 em Avon na Inglaterra indicou que o risco de excesso de peso aumentou em 22% entre as crianças que tomam antibióticos  antes dos 5 meses de idade. O trabalho, publicado no International Journal of Obesity evidenciou que o efeito de ganho de peso já é notado entre o décimo e o vigésimo mês de idade, atingindo o seu ponto máximo depois de três anos e dois meses de vida.

Isso não significa, é claro, que essas drogas devem ser abandonadas. Os antibióticos são remédios eficazes para o tratamento de infecções bacterianas, e não usá-los pode ter consequências muito mais graves do que ter que lutar com um possível sobrepeso após o seu uso.

Essa descoberta deverá ser ainda bastante explorada com novas pesquisas. Leonardo Trasande, um dos cientistas que participou desse trabalho realizado na  Universidade de Nova York, chama a atenção para o fato de que cada vez mais os estudos evidenciam que o problema da obesidade não se restringe aos maus hábitos alimentares e a falta de exercício. O problema é muito mais complexo.

Na semana passada, por exemplo, foi publicado um estudo que relaciona  o peso das crianças com o de suas mães. Mães obesas ou com sobrepeso possuem mais chance de gerarem crianças com a mesma condição de saúde. O trabalho não deixou claro se isso acontece por elas  passarem seus hábitos alimentares aos seus filhos ou se teria outras causas.


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com