quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quando usar gelo ou calor numa lesão ?

O tecido muscular esquelético possui a maior massa do corpo humano, com 45% do peso total.
As lesões musculares estão entre as queixas mais comuns no atendimento ortopédico ocorrendo tanto em atletas quanto em não- atletas.
Essas lesões podem ser desencadeadas por acidentes, como quedas, pancadas e torções, causando impacto direto e danos à estrutura muscular.
Quando ocorre uma lesão, nosso organismo dá início a uma sequência de etapas até a recuperação das fibras musculares. Logo após a contusão, inicia-se a regeneração muscular com a reação inflamatória entre 6 a 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas.
A restauração completa pode levar de quinze a sessenta dias para se concretizar.
(imagem: sxc.hu)


GELO
O gelo é muito eficiente em inflamações de nervos e em lesões onde houve um rompimento das veias e artérias, causando o inchaço. Nesses casos, o calor poderia aumentar o inchaço, sendo indicado após 48 horas de ocorrência do trauma.

CALOR
O Calor vai ajudar no relaxamento muscular melhorando a mobilidade dos músculos, tendões e ligamentos.
O Gelo atua como um anti-inflamatório, ajudando a relaxar a musculatura pelo efeito analgésico que tem. A utilização do gelo vai reduzir a dor, e o espasmo muscular diminui o metabolismo e o fluxo sanguíneo, bem como o edema, dessa forma, acelerando a regeneração das fibras musculares rompidas. Deve-se ficar atento ao relógio para que a aplicação fique entre 12 a 15 minutos, dependendo da área de aplicação.
Vale também lembrar que os medicamentos anti-inflamatórios de ação local ou sistêmica atuam inibindo a cascata inflamatória e consequentemente a produção de prostaglandinas (responsáveis pela dor, inchaço, hiperemia e calor da musculatura acometida).
A ação local é comum com o uso de aerossóis, géis e emplastros, usados principalmente em lesões musculares agudas como por exemplo contusões e entorses em atividades esportivas.

Diante de uma lesão muscular, é necessário buscar ajuda médica e seguir a prescrição como horários e duração do tratamento.





Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com