terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NASA Divulga Fotos de Marte em HD - Curiosity


Atualizado em 14/08/2012: Para ver as mais recentes fotos tiradas em Marte pela Curiosity acesse o link abaixo:
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/gallery-indexEvents.html



Marte em HD: As primeiras oito fotos escolhidas pelo público através do programa HiWish da NASA

Numa iniciativa muito legal os pesquisadores da NASA passaram parte do controle da sonda Mars Reconnaissance Orbiter para o público. São as pessoas que vão decidir para onde as câmeras da Orbiter deve apontar e de que paisagens marcianas serão tiradas fotos em alta resolução.
A NASA através do  programa HiWish acaba de  divulgar as primeiras 8 fotos obtidas segundo a vontade do público.

No exemplo da imagem deste post, que mostra texturas da superfície do solo marciano na regiãoconhecida como Chaos Aureum. Pode-se ver uma ampla região de planaltos e depressões. A maioria das rochas nesta área parecem teriam se formado originalmente através de processos vulcânicos ousedimentares.

A meta para esta observação HiRISE foi sugerido por James Secosky, um professor retured de Manchester, New York, através do programa HiWish.O derretimento de gelo no solo ou a ação de água subterrânea poderia ter provocado o colapso do chão, vindo a formar vales profundos e montanhas isoladas.

Imagem: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona


Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com