Cientistas Descobrem Evidência de Vida em Plutão
Um grupo de cientistas descobriu evidências do que podem ser chamados de "blocos de construção da vida" na superfície de Plutão.
A partir de dados obtidos com o espectógrafo do telescópio espacial Hubble, os pesquisadores descobriram moléculas orgânicas complexas que podem ser responsáveis pela coloração avermelhada característica do planeta Plutão.
Ao análisarem os dados sobre o planeta Plutão, os pesquisadores notaram que uma substância estava absorvendo mais luz ultravioleta do que era esperado."Esta é uma descoberta animadora porque algumas moléculas e hidrocarbonetos de Plutão que podem ser responsáveis pelas características espectrais ultravioleta identificadas pelo Hubblepodem, entre outras coisas, também serem ser responsáveis pela cor avermelhada do planeta." Afirmou o chefe da pesquisa, o professor Alan Stern, do Southwest Research Institute, emBoulder, Colorado.
O planeta Plutão orbita ao longo de vários outros objetos gelados, que também são vermelhos, no chamado cinturão de Kuiper. Os pesquisadores estimam que os mesmos compostos orgânicos identificados em Plutão podem existir em vários outros objetos no mesmo cinturão de Kuiper.
Em poucos anos, quando a sonda New Horizon da Nasa visitar Plutão, os cientistas serão capazes de obter maiores detalhes sobre este planeta. A sonda New Horizon foi lançada em 2006 e tem previsão de viajar 10 anos até chegar ao planeta Plutão. Ela não vai descer no planeta, ficará orbitando o planeta anão numa distância de cerca de 13 mil kilômetros.
"A descoberta que fizemos com o Hubble nos lembra que mesmo outras descobertas ainda mais excitantes sobre a composição e superfície de Plutão serão obtidas quando a sonda New Horizon da NASA chegar lá em 2015.”, afirmou Stern.
Glen Fountain, gerente de projeto New Horizon na Johns Hopkins University, afirmou:
"Percorremos um longo caminho através do sistema solar. Quando lançamos a sonda , parecia que a viagem de 10 anos não terminaria mais, mas os anos foram passando rapidamente para todos nós. Estamos já há quase seis anos de viagem e faltam apenas cerca de três anos, até o início de nosso encontro com Plutão. "
Crédito das Imagens: NASA
Fonte: