sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bactérias Resistentes a Antibióticos Encontradas na Antártida


Pesquisadores da Universidade de Uppsala (da Suécia)  encontraram bactérias resistentes a vários antibióticos, incluindo penicilina durante pesquisas nas águas do continente antártico..

Bactérias são as formas de vida mais abundantes em nosso planeta podendo ser encontrados em praticamente quaisquer habitats tanto em terra quanto na água. Elas são essenciais a vários processos bioquímicos que ocorrem na natureza e conseguem viver em condições extremas até mesmo no espaço.

Embora ao longo dos anos, as bactérias tenham se tornado cada vez mais resistentes, as infecções bacterianas ainda são geralmente contidas com o uso de doses fortes de antibióticos como a penicilina por exemplo.
Mas as bactérias encontradas pela equipe de cientistas chefiada por Björn Olsen são imunes a antibióticos. Eles as encontraram em 25% das amostras colhidas da água do oceano numa faixa de 10 e 300 metros de distância das estações de pesquisa chilenas na Antártida. Estes microorganismos são uma variação da bactéria E. Coli (Escherichia coli)  e possuem genes que produzem uma enzima que é capaz de destruir a penicilina, cefalosporinas e outros antibióticos similares.

Nesse sentido, a descoberta dos cientistas suecos reveste-se de importância ainda maior principalmente considerando que recentemente, pepinos contaminados com E. Coli na Alemanha causaram grande preocupação em torno de uma grave crise de saúde na Europa.

Conforme o relatório dos cientistas, as bactérias imunes a antibióticos encontradas no continente antártico tem origem na presença humana na região. Essa conclusão vem do fato que essas bactérias foram encontradas em maior número nas áreas próximas aos canos de esgoto das estações chilenas lá. Ao contrário de outros países que incineram ou tratam o esgoto antes de enviá-los para o mar, as estações chilenas não fazem nenhum tratamento em seus resíduos.
A ironia dessa história é que o objetivo da presença de vários países na Antártida é justamente para fins de pesquisa que objetivam melhorar a vida em nosso planeta, mas se não houver um rigor no controle da presença do homem naquela região talvez estejamos dando um ‘tiro no pé’ e acabando com um dos poucos lugares não poluídos da Terra. 

Fonte:

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com