quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Retinoblastoma

A retinoblastoma é um tumor maligno originário de celúlas da retina, que é a membrana do olho sensível à luz. A forma mais comum do Retinoblastoma é o reflexo pupilar branco o que chamamos de reflexo do olho de gato.
Pode ser congênito ou manifestar-se durante os 3 primeiros anos de vida afetando um ou os dois olhos.

Quando tiramos uma foto, a luz do flash da câmara bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, que é o reflexo da luz sobre a superfície do tumor. Se observar esse sintoma em alguma fotografia de criança procure logo um oftalmologista para realizar os exames necessários e verificação do problema.

O diagnóstico é feito pelo exame do fundo do olho, complementado pela ultrassonografia ocular e pela tomografia computadorizada do olho, órbita e sistema nervoso central.

Tratamento

O tratamento do retinoblastoma depende do seu estágio . Tumores pequenos, em geral são tratados por laser. Tumores médios são tratados por quimioterapia, braquiterapia e laser. Tumores grandes geralmente só podem ser tratados pela remoção do globo ocular. Quando há invasão do sistema nervoso central ou metástases à distância usa-se quimioterapia e radioterapia. A resposta ao tratamento vai depender do estágio da doença.

A importância da identificação do problema através das manchas percebidas nos olhos das crianças em fotos pode ser demonstrada neste caso recente que aconteceu entre duas amigas que se conheciam através da internet.
Quando uma delas enviou fotos do aniversário de 1 ano de sua filha, a outra viu que algo estava errado.
Ela percebeu uma mancha branca nos olhos da menina e em todas as fotos. Como havia lido um artigo no jornal sobre o problema, aconselhou à mãe da menina que a levasse para investigar o problema.

Ao levar a filha ao médico, a criança foi diagnosticada com um tipo raro de câncer,o retinoblastoma. O tumor atinge principalmente as crianças e pode ser fatal se nao tratado no estagio inicial.

A menina não sairá ilesa do tratamento pois irá perder o olho esquerdo, mas suas chances de sobrevivência são muito maiores porque a doença foi diagnosticada no estágio inicial.

Fonte/ http://www.tucca.org.br/

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares