terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cientistas Procuram Extraterrestres Na Lua


Cientistas americanos estão recrutando voluntários para analisarem milhares de fotografias da Lua em busca de vestígios de vida extraterrestre.

Os físicos Paul Davies e Robert Wagner da Universidade do Arizona, estão propondo uma busca por evidências sobre a presença de extraterrestres na superfície da Lua estudando em detalhes milhares de fotos tiradas pela agência espacial americana NASA através de seu satélite de reconhecimento lunar Orbiter (Lunar Reconnaissance Orbiter – LRO).

O Orbiter tem tirado mais de 340 mil fotos da lua desde 2009.  E estas vasta quantidade de imagens da Lua vem aumentando gradativamente a ponto dos cientistas considerarem impossível para uma equipe limitada de pesquisadores examinar todas essas fotos.

A partir dessa conclusão eles tiveram a idéia de envolver entusiastas amadores para auxiliarem na extenuante tarefa. Na opinião deles, isso seria "um excelente projeto educacional". Eles sugerem inclusive que poderia ser desenvolvido um software de computador que poderia reconhecer irregularidades na superfície da lua, auxiliando o trabalho de identificação de sinais de origem extraterrestre.

"Tendo em vista baixo custo de tal pesquisa em busca de sinais interferência inteligente na Lua, muito pouco seria desperdiçado nesta tarefa, mesmo considerando que a probabilidade de detecção de tecnologia extraterrestre lá seja bastante baixa"  afirmaram os cientistas.

Os voluntários estão sendo orientados a procurarem por qualquer sinal de que os alienígenas possam ter estado na superfície lunar. Entre estas evidências poderiam haver mensagens, sinais de mineração, indícios de utilização de tecnologia ou quaisquer outros vestígios de atividade inteligente que possam ser identificados ao analisarem imagens obtidas por telescópios e sondas espaciais.

No artigo que os pesquisadores publicaram no periódico ‘Acta Astronautica’, eles afirmaram que “Embora haja apenas uma pequena probabilidade de que uma tecnologia extraterrestre tenha deixado rastros de sua presença na forma de artefatos ou modificações nas características lunares,  este local tem a vantagem de ser próximo de nós, além de preservar qualquer alteração por muito tempo”

Eles ainda acrescentaram que as civilizações extraterrestres podem ter enviado sondas para a nossa região na galáxia há milhões de anos mas que ambiente lunar poderia ter preservado  qualquer artefato ou alteração física no nosso satélite natural.

Essa proposta de busca por vida inteligente no espaço complementaria outros projetos semelhantes que já estão em andamento, como o SETI (sigla para Search for Extraterrestrial Intelligence (Busca por Inteligência Extraterrestre) que utiliza dados captados através de radiostelecópios.  

Crédito da Imagem: NASA
Fonte

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com